José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
São José dos Campos recebeu nesta terça-feira (3) uma delegação de servidores da Prefeitura de Porto Alegre (RS) que veio conhecer várias soluções tecnológicas de atendimento e proteção ao cidadão implantadas na cidade.
A visita faz parte de um programa implantado em Porto Alegre que pretende replicar na capital gaúcha cases de sucesso de outras cidades. Além de São José, os outros municípios que estão servindo de referência são Barcelona, Medelin e Curitiba.
O grupo já havia feito reuniões virtuais com servidores da Prefeitura de São José lotados em secretarias como Inovação e Desenvolvimento Econômico e Proteção ao Cidadão.
Além de São José dos Campos, também estão sendo selecionadas soluções tecnológicas adotadas em Barcelona, Medelin e Curitiba
A delegação esteve no Parque Tecnológico, onde conheceu as instalações do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e do Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento), responsável pelo gerenciamento da Central 156.
O CSI possui mil câmeras inteligentes com alta tecnologia e faz parte do programa São José Unida, que vem alcançando resultados expressivos no combate à criminalidade em São José. A cidade é hoje a mais segura do Brasil entre os municípios acima de 500 mil habitantes.
A implantação de uma central de monitoramento e uma central 156 nos moldes de São José dos Campos estão entre os projetos que podem ser replicados na capital gaúcha.
Aplicativos
Também chamaram a atenção dos servidores da Prefeitura de Porto Alegre, durante as reuniões virtuais, o desenvolvimento e a implantação de aplicativos e ferramentas como o Prefbook, o monitoramento do território por satélite, Semáforos Inteligentes, agendamento de consultas e verificação de disponibilidade de medicamentos de maneira remota, entre outras ações.
“Já conhecíamos os números positivos alcançados e também os aplicativos de soluções tecnológicas de serviços aos cidadãos implantados por São José. Mas nada melhor que ver esses sistemas funcionando na prática”, afirmou o secretário de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, Gustavo Ferenci, integrante da delegação.
Segundo Ferenci, Porto Alegre já possui uma central de atendimento ao munícipe, mas a ideia é ampliar a prestação de serviços oferecida pelo sistema. “Isso já acontece em São José. Ficamos muito impressionados positivamente”, disse.
A pasta coordena a Consulta Pública aberta pela Prefeitura de Porto Alegre para modernizar e qualificar os canais de comunicação com o munícipe na capital gaúcha.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.