Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana
A operação do transporte público de São José dos Campos na pandemia foi apresentada nesta quarta-feira (28) em evento de troca de experiências do Projeto Acesso Cidades, iniciativa da FNP (Frente Nacional de Prefeitos).
A iniciativa tem parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália), que conta com o financiamento da EU (União Europeia). O encontro teve como assunto o transporte público e a Covid-19.
No evento, os participantes compartilharam suas experiências no planejamento e operação do transporte público durante a pandemia, debatendo o contexto da mobilidade urbana nos três países, Brasil, Itália e Espanha.
Um representante da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos iniciou o encontro apresentando um panorama do setor do transporte público no Brasil com a pandemia, que teve queda brusca de cerca de 75% no número de passageiros transportados no início da pandemia.
Demanda
Na prática, a maioria das cidades brasileiras manteve, até para não restringir os deslocamentos dos usuários, uma oferta maior do que a demanda, o que gera um desequilíbrio financeiro e queda na receita. Atualmente, São José dos Campos, por exemplo, está com cerca de 80% da frota está em operação para uma demanda de 50% de passageiros transportados.
Ao todo, o país registrou o encerramento de mais de 25 sistemas de transporte público, o que abre margem para o transporte clandestino e em alguns casos exige a interferência das prefeituras. Foram mais de 6.000 demissões, 10 mil suspensões de trabalho e cerca de 90 sistemas foram paralisados pelos trabalhadores por falta de pagamento.
Além da oferta sempre acima da demanda, em São José a Prefeitura investiu na segurança do serviço, com a entrega de 100 mil máscaras e exigência da utilização dentro dos veículos, disponibilização de álcool em gel nos ônibus e higienização diária das linhas nas paradas técnicas e em pontos e terminais da cidade.
Balanço
O balanço positivo dessas ações é comprovado com o resultado de uma pesquisa realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento) neste ano, que mostra que cerca de 12% dos funcionários do sistema de São José foram infectados, número parecido com o cenário da cidade como um todo.
O encontro teve a participação de Marco Granelli, Secretário de Mobilidade Urbana e Obras Públicas de Milão, e Josep Maria Olivé Garcia, técnico de Planejamento de Transporte Público da Área Metropolitana de Barcelona.
Ambos apresentaram cenários parecidos com o do Brasil no que diz respeito à queda acentuada no número de passageiros transportados, a desmistificação de que o transporte público é um alto vetor de transmissão do vírus e ações como a de São José focada em garantir a segurança dos passageiros, como a higienização dos veículos e distribuição de máscaras.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.