Atividade Delegada e rondas sociais são ampliadas no centro
Atualizado em 06/08/2021 - 15:08
Atividade delegada e abordagem do Apoio Social no Jardim Paulista. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-04-2021
Policiais militares e equipes do apoio social durante rondas no Jardim Paulista; trabalho integrado faz diferença - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos e as forças de segurança intensificaram as ações da Atividade Delegada nas vias públicas e praças do Jardim Paulista e Monte Castelo, na região central.

Os policiais militares realizam os patrulhamentos a pé, com viaturas e com motos com o objetivo de garantir mais segurança aos comerciantes, trabalhadores e munícipes que atuam ou frequentam estes bairros e adjacências.

Em outra frente de atuação, a GCM (Guarda Civil Municipal) realiza rondas constantes em todas as regiões da cidade.

O reforço nos trabalhos da Atividade Delegada e da GCM é mais uma ação do programa São José Unida, que reúne as forças de segurança com a finalidade de prevenir a violência e reduzir os índices de criminalidade.

Em 2019 e 2020, São José registrou as menores taxas de homicídios, roubos, furtos, roubos de veículos e furtos de veículos desde 2002. Em 2020, a cidade não teve latrocínios (roubos seguidos de mortes).

A ampliação do programa São José Unida e da Atividade Delegada integram o Plano de Gestão 2021-2024.

Segurança reforçada

A Atividade Delegada é realizada através de convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar. A parceria foi retomada em 2017. Além do centro comercial, pelo menos 40 bairros de todas as regiões já foram atendidos neste período.

Atualmente, uma média de 40 PMs trabalham diariamente, em horário de folga, fardados e equipados, em operações programadas para áreas previamente definidas em plano de trabalho elaborado pela Polícia Militar em conjunto com a Prefeitura.

A Administração Municipal investiu, de setembro de 2017 a março de 2021, um total de R$ 8,7 milhões na Atividade Delegada.

As rondas sociais são realizadas de forma humanizada e segura

Rondas sociais

A Prefeitura também reforçou as rondas de apoio social no Jardim Paulista, Monte Castelo e outros bairros da região central com o objetivo de abrigar e oferecer ajuda e assistência às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. As abordagens são realizadas com acolhida humanizada e segura.

A ampliação deste trabalho integra o Plano de Gestão 2021-2024.

Para apoiar os munícipes que mais precisam, a Prefeitura mantém na região central uma unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e outra do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), esta última atendendo também a região norte.

A rede de proteção social no centro é composta ainda pelo Abrigo Institucional Viva Masculino, Abrigo Institucional Viva Feminino/LGBT, Abrigo Institucional Viva Masculino para pessoas com limitações para Atividades de Vida Diária e Centro Pop 1 (Serviço de Abordagem Social e Centro de Atendimento ao Migrante).

*Colaborou o jornalista Luiz Fischer

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×