S. José capacita profissionais para conscientização do autismo
Atualizado em 16/04/2021 - 15:44
Jogos Intercentros PCD  29 10 2018
Jogos Intercentros PcD 2018: mais de 100 pessoas com deficiência e TEA participam das modalidades esportivas, como a natação, nos equipamentos públicos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

No mês de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de São José dos Campos vai promover uma capacitação de profissionais que trabalham no acolhimento e inserção de pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas atividades esportivas e comunitárias da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

O treinamento acontecerá no dia 29 de abril em dois horários: às 8h para os 32 coordenadores e supervisores das unidades esportivas e às 14h para os 35 auxiliares administrativos e estagiários destes equipamentos.

A atividade integra as ações da RIA (Rede de Inclusão ao Autista), criada pela Prefeitura em 2019, com o objetivo de oferecer uma assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA.

A rede abrange as secretarias de Saúde, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida, Apoio Social ao Cidadão, Mobilidade Urbana e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Entre os assuntos que serão abordados na capacitação estão: como receber estes alunos e suas famílias; termos atuais referentes as pessoas com deficiência e graus de comprometimento; formatação no aplicativo São José Viva; matrícula de pessoas com deficiência e com TEA; locais de atendimento especializado, equipe multiprofiissional e triagem; formação de turmas regulares; cadastro do CRA (Cadastro de Regulação Ambulatorial) como documento que identifica o histórico de atendimentos dos usuários da rede, Mostra Municipal Esportiva, entre outros.

Regularmente, a Prefeitura realiza capacitação dos profissionais envolvidos na rede, como professores, terapeutas ocupacionais, médicos, fisioterapeutas, cirurgiões dentistas, psicólogos, entre outros, para que possam atender e acolher da melhor forma possível as crianças e suas famílias.

Inclusão pelo esporte

A criação da RIA já permitiu a inclusão de centenas de crianças e jovens em atividades esportivas desenvolvidas nos centros comunitários e esportivos localizados em todas as regiões da cidade.

Atualmente, 119 pessoas com deficiência e TEA, sobretudo crianças e adolescentes, são atendidas pelas equipes da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (SEQV) no âmbito da RIA.

Elas participam de modalidades esportivas como natação, capoeira, taekwondo, dança, estimulação global, futsal, ginástica funcional, futebol e tênis de mesa. Além disso, fazem parte das turmas regulares de natação, judô, boxe e caratê.

Também há atletas atendidos nas atividades de paradesporto de alto rendimento, por meio de uma parceria com o Instituto Athlos nas modalidades de natação, atletismo e judô.