Maratona desta quarta vacina quase 6 mil pessoas contra a covid
Atualizado em 15/04/2021 - 11:05
VACINA  1ª Dose para 67 ou + na Casa do Idoso Leste
Casa do Idoso Leste: o olhar de esperança e as mãos que injetam a dose da vida - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

Os profissionais da Prefeitura de São José dos Campos vacinaram nesta quarta-feira (14) um total de 5.960 pessoas contra a covid-19. Destacadas em pontos estratégicos, as equipes atenderam os idosos nas 40 UBS Resolve, 4 Casas do Idoso e no Cefe (Avenida Olivo Gomes, 250, Santana) – neste último local também foram imunizados os trabalhadores da educação.

Pelo balanço, os idosos compareceram em peso para receber a vacina. Foram 2.955 pessoas de 67 anos ou mais e 2.873 da faixa etária  de 69 a 71 anos.

Desde o início da campanha contra a covid, foram aplicadas 133.548 doses na cidade: 86.336 em idosos, 43.363 em profissionais de saúde e 3.849 em trabalhadores da educação. Nesta quinta-feira (15), a imunização continua nos mesmos locais, conforme o calendário de vacinas, que traz as informações detalhadas e os documentos necessários.

Casa do Idoso

Na Casa do Idoso, das 8h às 17h, serão aplicadas a primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz nas pessoas de 67 anos e a segunda da Sinovac/Butantan nos idosos de 69 a 71 anos. Para esses dois grupos, a vacinação vai até sexta-feira (16). Quem for a qualquer uma das 4 unidades (centro, leste, norte e sul) poderá solicitar um voucher e retornar para casa gratuitamente de carro, graças a uma parceria entre a Prefeitura e o aplicativo 99.

UBS Resolve

Para os idosos de 67 anos que moram em São Francisco Xavier, na região norte, a primeira dose pode ser tomada na UBS Resolve do distrito, das 8h às 17h. Nesse caso, o imunizante será o da parceria sino-brasileira.

Todas as UBS Resolve do município vacinam os idosos de 69 a 71 anos das 8h às 12h. À tarde, do meio-dia às 17h, as unidades básicas aplicam a vacina contra a gripe (H1N1) nos indivíduos do público-alvo da primeira etapa: crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Drive-thru no Cefe

E o Cefe prossegue com a imunização dos idosos de 69 a 71 anos pela manhã, das 8h às 12h, pelo sistema drive-thru. No mesmo posto, continua a vacinação dos profissionais da educação acima de 47 anos, que começa no mesmo horário e vai até às 15h. Os integrantes desse grupo podem receber a vacina dentro do carro. Quem for a pé deve procurar a equipe de enfermagem no local para ser imunizado. Ambos os grupos recebem a vacina Coronavac.