Programa Minha Praça de Volta chega a mais bairros da cidade
12/04/2021 18:04
Praça Maria Alves no bairro Dom Pedro
A Praça 'Maria Alves dos Santos', onde as melhorias chegaram nesta semana - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Simone Menocchi
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos está intensificando as reformas das praças da cidade. Pintura, roçada, poda, manutenção dos passeios e iluminação serão realizadas pelo programa “Minha Praça de Volta”.

No bairro Dom Pedro I, a praça reformada nesta semana foi a "Maria Alves dos Santos", para a alegria do Vitor Pinto, de 4 anos. Quase todos os dias ele pede à mãe, a balconista Hellen da Rosa Pinto, de 35 anos, para passar um tempinho se divertindo com os brinquedos na areia da praça “Maria Alves dos Santos”. “Ele gosta de brincar aqui desde que tinha dois aninhos. A gente sempre vem, porque somos vizinhos daqui”, conta a moradora.

Quando viu o parquinho todo arrumado, a Júlia Vilela, de 8 anos não teve dúvida. Foi logo pedindo para a mãe para balançar um pouquinho. “Estamos dentro de casa o tempo todo e como está tranquilo, deixei ela brincar”, contou a mãe Ana Luiza Vilela, 38 anos.

E que alegria ver as crianças brincando com segurança, nas praças reformadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade. Nesta área foram feitas poda das árvores, roçada, pintura do parquinho e academia, recuperação do passeio, dos bancos e da iluminação.

Apaixonado por plantas, o funcionário José Luiz Costa Ribeiro, de 45 anos, está na profissão certa. Ele integra, há mais de 12 anos, a equipe de jardinagem da Urbam e tem orgulho de ver como ficam as praças, depois de dias e dias colocando tudo em ordem. “Quando você olha a praça, você tem que enxergar tudo, e todas as ruas em volta. Não pode ficar nenhuma moita que atrapalhe a visão. Isso também dá mais segurança a todos”, explica.

Todas as praças do programa Minha Praça de Volta que serão reformadas neste ano passarão pelas mãos do José Luiz e dos trabalhadores da Urbam que cuidam dos nossos jardins.

Neste ano, a primeira praça reformada foi a “Otávio Barbosa de Miranda”, no Jardim das Indústrias.

As outras serão nas regiões Norte, Leste, Sul e Central.

A criançada da Vila Corinthinha gosta de jogar futmesa em um espaço improvisado da praça “Custódio Bento de Souza” e está ansiosa pra ver o local reformado. “Vai vir um caminhão para limpar tudo isso? ”, perguntou o mais velho da turma, Matheus Mantovani, de 16 anos. Sim Matheus, essa praça está no programa e receberá as melhorias até o início de maio.

O Programa Minha Praça de Volta começou em 2017 e até o ano passado recuperou 33 praças. Neste ano a Prefeitura decidiu ampliar o programa e a meta é realizar a revitalização de 18 praças.

Até o mês de outubro, teremos um total de 51 praças revitalizadas, contrariando a velha e boa música que diz “a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores e os mesmos jardins”. No Programa Minha Praça de Volta está tudo mudado. E para melhor.