Prefeitura conclui modernização digital na operação do trânsito
09/04/2021 17:02
Tablets dos agentes da mobilidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 27-11-2020
Talonários em papel deixaram de ser usados nesta semana pelos agentes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu nesta semana a etapa de modernização no trabalho dos agentes da mobilidade com o uso de tablets.

Agora, todas as operações serão registradas exclusivamente de forma digital e com melhor qualidade, além de permitir uma resposta mais rápida à população.

Essa mudança começou no fim do ano passado, quando os agentes iniciaram um treinamento sobre a utilização dos tablets e desde então, estavam mesclando o uso do equipamento com registros feitos manualmente em papel impresso.

Além de dar mais agilidade às operações e fiscalização, o uso dos tablets contribui com o meio ambiente, já que irá acabar com o papel impresso. Com o equipamento, os agentes recebem as ocorrências em tempo real diretamente do DCO (Divisão de Controle Operacional), que fica no CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

“Como nossa São José dos Campos é uma cidade tecnológica, agora encerramos um ciclo da era do papel e passamos para um mundo totalmente digital”, diz o agente da mobilidade Cristiano José Tavares, que atua desde 1998 no setor.

Antes da mudança, no atendimento de uma ocorrência de trânsito, por exemplo, os agentes precisavam preencher todos os campos relacionados ao local de forma manual.

Como o tablet é georreferenciado, várias informações são preenchidas de forma automática, o que agiliza o atendimento. “Essa mudança facilita o trabalho dos agentes em campo e também contribui muito com o meio ambiente na redução do consumo de papel”, afirma Cristiano.

Investimento

Além dos tablets, em 2019 a Prefeitura entregou novas viaturas para os agentes da mobilidade. Ao todo, 17 veículos zero quilômetro chegaram para dar mais qualidade e conforto ao trabalho dos servidores.

Em 2019, a Prefeitura entregou os novos uniformes aos agentes da mobilidade, adequando aos novos padrões internacionais proporcionando mais segurança e efetividade nas operações.

Os agentes da mobilidade atuam nos sete dias da semana, nas funções de monitoramento, operação, educação e fiscalização do trânsito e transporte, respaldados pelos investimentos em inovação e tecnologia para a atuação.