Centro da Juventude ganha Pomar Nativo Educativo
Atualizado em 08/04/2021 - 15:02
Centro da Juventude
No entorno do Centro da Juventude serão plantadas 40 mudas de frutíferas nativas - Foto: PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Centro da Juventude, da Prefeitura de São José dos Campos, recebe nesta quinta-feira (8), das 8h às 11h, o plantio de um pomar com espécies frutíferas da Mata Atlântica e do Cerrado. A iniciativa da Prefeitura faz parte do Programa Pomares Nativos Educativos, da Seurbs (Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade) e faz parte do Plano de Governo 2021/2024.

Este será o 21º pomar deste programa na cidade, sendo o 2º de 2021. O primeiro deste ano foi na Via Cambuí.

No entorno do Centro da Juventude serão plantadas 40 mudas de frutíferas nativas de ocorrência na nossa região, como Araçá, Araticum, Abiu, Cambuci, Cereja do Rio Grande, Jabuticaba, Jatobá, Juçara, Gabiroba, Grumixama, Pitanga e Uvaia.

A Prefeitura implantou pomares em vários bairros da cidade, como Jardim Satélite, Jardim Esplanada, Jardim Diamante, Interlagos, Dom Pedro, Campos de São José, Galo Branco, Pinheirinho dos Palmares, Jardim das Colinas, Vista Verde, Centro, Distrito de São Francisco Xavier, Vila Industrial, Via Cambuí, Vila das Acácias.

Centro da Juventude

O Centro da Juventude é coordenado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, que está revitalizando as áreas verdes internas. A introdução desse pomar permitirá a criação de um novo espaço de convívio e de usufruto da comunidade que frequenta o local.

O Programa Pomares Nativos Educativos visa implantar pomares em áreas públicas da cidade, com árvores frutíferas típicas da nossa região, resgatando o contato dos munícipes com frutas que foram esquecidas durante o processo de introdução de espécies de outros países e regiões.

Segundo a coordenação do programa, também com o objetivo de integração comunitária, empresas, ONGs, sociedades amigos de bairros, etc., podem solicitar plantios dos pomares. Mais informações pelo telefone 3947-8166.

O Centro da Juventude fica na Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América.