Atividade física vai movimentar unidades de saúde nesta quarta
06/04/2021 17:54
Alongamento UBS Parque Industrial
Na unidade básica do Parque Industrial, a novidade é o alongamento na cadeira: exercícios com conforto - Foto: PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

Em comemoração às datas internacionais da atividade física e da saúde, que caem respectivamente em 6 e 7 de abril, a Prefeitura de São José dos Campos programou ações para as duas efemérides. Na quarta-feira (7), as unidades básicas de saúde, de reabilitação, de especialidades e o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) estarão movimentadas com a realização de alongamentos ao longo do dia. As atividades já começaram nesta terça-feira (6), na UBS Parque Industrial, na região sul.

Comandadas por educadores físicos especializados, as sessões ocorrerão a partir das 8h, sendo uma por unidade. Essa iniciativa, que está dentro do programa Agita São José, pretende sensibilizar os participantes sobre a importância da quebra do sedentarismo e a adoção de um estilo de vida ativo. A proposta é que sejam realizados exercícios de intensidade leve, com duração de 15 minutos.

Realizados em algumas UBSs durante a campanha de vacinação contra a covid, os alongamentos têm o intuito de ampliar a prática da atividade física em outras unidades de saúde, que manterão normalmente os atendimentos aos pacientes durante a data comemorativa.

Durante as atividades, os profissionais seguirão todas as recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, como distanciamento entre os indivíduos, uso de máscara e álcool em gel.

Exercícios e bem-estar | Foto: PMSJC

•´Melhora as defesas do corpo, inclusive as respostas às vacinas
Ajuda a controlar doenças crônicas e reduzir os riscos de morte por covid-19
•´