GCM socorre vítima de atropelamento em São José
Atualizado em 25/11/2020 - 20:47
Entrega carros elétricos à Sepac. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 26-07-2018
Guardas municipais são treinados para ajudar a população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Servir, proteger e ajudar o próximo. Diariamente, os guardas civis municipais de São José dos Campos vivem diversas experiências em que precisam estar preparados para atuação rápida e eficiente. Na manhã desta quarta-feira (25), 8 guardas que se dirigiam ao Cefe (Centro de Formação do Educador) para participar de um seminário promovido pela corporação socorreram uma senhora de 65 anos que tinha acabado de ser atropelada.

A equipe de instrutores da GCM utilizou de procedimentos adquiridos em curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, o qual consiste em dar o atendimento à vítima em ambiente tático, utilizando-se de manobras e procedimentos emergenciais baseados em conhecimentos técnicos de suporte de vida básicos e avançados.

Eles prestaram os primeiros socorros, identificaram a fratura exposta na perna, utilizaram torniquete de combate para estancar o sangramento e deram apoio psicológico à vítima até a chegada do resgate do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

"Muita gente acha que ficamos felizes ao impedir crimes e deter pessoas que fazem coisas erradas, mas é muito mais satisfatório ajudar a salvar uma vida como fizemos em relação à esta senhora", disse o instrutor de tiros e de Atendimento Pré-Hospitalar Tático da GCM, Gabriel Idalgo de Souza, 30 anos.

Há 9 anos na corporação, ele já vivenciou diversas experiências como a desta terça-feira.

"No nosso dia a dia, ajudamos a população em diversas situações. Estamos sempre fazendo cursos e nos aprimorando para que possamos estar preparados para prestar um serviço de qualidade para a população."

Modernização da GCM

Desde 2017, a Guarda Civil Municipal passou por um processo de recuperação e melhoria de sua infraestrutura e de capacitação de seus profissionais.

A GCM foi equipada com 30 carros elétricos e 100 novos agentes foram contratados.

Também foram adquiridos novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas, microcâmeras para utilização nos uniformes, drone, veículos, motos e tablets para melhoria do serviço prestado à população.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×