Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
No próximo sábado (21), a Prefeitura de São José dos Campos e a Vara da Infância e da Juventude promovem o segundo encontro virtual entre padrinhos e afilhados afetivos. O objetivo é proporcionar um momento de aproximação entre ambos e identificar afinidades para dar prosseguimento às próximas etapas do programa.
Além dos sete padrinhos, uma criança e dois adolescentes com o perfil do programa, participarão desta interação online técnicos da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, assim como da equipe do Instituto Fazendo História, entidade responsável por capacitar municípios do Estado de São Paulo ao programa de Apadrinhamento Afetivo.
O encontro lúdico será dividido em três momentos: na primeira, o Instituto, que é quem coordena as reuniões, conversa com as crianças e explica sobre o programa. Na sequência, padrinhos e afilhados começam a interagir e as crianças têm a oportunidade de fazer perguntas. Para finalizar, todos passam as respectivas impressões às equipes de profissionais e informam com quais padrinhos ou afilhados se identificaram.
Identificadas as afinidades, as equipes responsáveis darão início ao pareamento padrinho/afilhado que vai ocorrer presencialmente, dentro do próprio abrigo para que em seguida, os padrinhos já possam levar as crianças e jovens para casa nos fins de semana ou agendar atividades em conjunto.
Formação
Para se tornarem padrinhos afetivos, os candidatos passaram por um processo de formação que começou em abril. Todas as reuniões foram feitas pela internet em por conta da pandemia da covid-19.
Nelas, os candidatos a padrinho foram orientados sobre os objetivos e critérios do program, além de tirar dúvidas sobre o programa.
Inscrições
As inscrições para o programa foram realizadas em março e apresentaram um número expressivo. Cerca de 140 pessoas se inscreveram e 23 concluíram o curso de formação e estão qualificados para se tornarem padrinhos, de acordo com a disponibilidade de crianças nos abrigos.
O programa
Iniciado em São José dos Campos em 2017, o programa de apadrinhamento afetivo é coordenado pela Vara da Infância e da Juventude. Em 2020, o órgão passou a contar com a parceria da Prefeitura de São José dos Campos, bem como do Instituto Fazendo História, para auxiliar nas etapas de seleção e formação dos padrinhos.
Essa união de esforços facilitou o processo de inscrição, trouxe mais publicidade ao programa, ampliando as chances das crianças e dos adolescentes de receberem a atenção e o carinho dos padrinhos escolhidos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.