Vacinação contra aftosa prossegue até dezembro
16/11/2020 10:42
Vacinação contra a Brucelose no bairro São João região norte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 11-03-2020
Serão beneficiados produtores de São José dos Campos e do distrito de São Francisco Xavier - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos prossegue até 3 dezembro com a segunda etapa da vacinação deste ano contra a febre aftosa. Serão beneficiados produtores de São José dos Campos e do distrito de São Francisco Xavier.

Nessa etapa serão vacinados bovinos e bubalinos, de 0 a 24 meses de idade. A cidade é uma das únicas do Brasil que oferece a vacinação e equipe técnica para aplicação, gratuitamente.

A vacinação contra a aftosa é obrigatória e é realizada há cada seis meses. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado. Em São José dos Campos deverão ser beneficiados cerca de 400 produtores rurais que possuem bovinos e bubalinos. A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos produtores, inclusive para o comércio de exportação.

Sintomas

Nos primeiros dias antes da manifestação das feridas os animais apresentam falta de apetite, calafrios, febre e redução da produtividade de leite. Após a manifestação das aftas o animal não consegue se alimentar ou caminhar, ficando prostrado e fraco.

Risco para o homem

A aftosa não representa risco para a saúde humana. A doença não é transmitida pelo consumo de carne, leite e derivados de animais infectados. Alguns casos raros de feridas nas mãos e outros sintomas leves foram relatados em seres humanos que lidavam de forma muito próxima com animais infectados. O diagnóstico é feito clinicamente, após a observação das feridas, e a confirmação se dá após análise laboratorial de tecido coletado na mucosa (de dentro da boca).

Mais informações

Ponto Rural: Rua Alzíro Lebrão, 240, Alto da Ponte, tel. (12) 3911-6915

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico: (12) 3878-9567

Declaração de vacinação: acessar o site do Gedave (defesa agropecuária) https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×