Assistência Social altera rotina de atendimento nas unidades
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Cras (Centro de Referência de Assistência Social) em ação no bairro Eugênio de Melo. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-07-2019
As atualizações, assim como a inclusão de novas inscrições no Cadastro Único, poderão ser feitas nas unidades do Cras - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) terão mantidos os serviços de apoio e fortalecimento de vínculos e violação de direitos, porém com grupos menores, espaçamento das cadeiras e higienização reforçada.

A medida visa preservar o atendimento, minimizando o contato social entre os atendidos e as equipes. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, o volume de atendimentos nas unidades próprias e parceiras da Prefeitura diminuiu consideravelmente, em função de atitudes preventivas já adotadas pela população.

Adequações

Nas oficinas, as cadeiras serão posicionadas com distância mínima de 1 metro e não será permitido o compartilhamento de materiais como canetas, tesouras, entre outros usados nas atividades.

A higienização de todos os espaços de atendimento, assim como os sanitários, será ampliada.

As instruções para os usuários sobre a lavagem correta das mãos, assim como o uso adequado do álcool gel, também serão intensificadas.

Idosos

Para as pessoas com mais de 60 anos que frequentam as oficinas oferecidas nos espaços, a orientação é para que deixem de comparecer neste momento.

De acordo diretrizes dos órgãos de saúde, os idosos integram o grupo de risco e por isso devem evitar sair de casa.

Entidades assistenciais

O atendimento realizado pelas Organizações da Sociedade Civil, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, está mantido, considerando as especificidades dos serviços com adequações em razão das restrições do período, bem como as orientações sobre higienização.

Espaços Ponto Com

Nos Espaços Ponto Com, onde a população pode elaborar currículos, imprimir documentos, fazer pesquisas escolares ou de empregos, inscrições para vestibulares, concursos, entre outros, a rotina também vai contar com cuidados a mais.

Dentro da sala, o número de pessoas será reduzido e contará com a distância de um computador entre uma pessoa e outra.

A higienização das mãos e equipamentos antes e depois do uso também será obrigatória.

Pagamento de benefícios

O pagamento de benefícios como auxílio moradia, auxílio morte, natalidade, entre outros continua normalmente.

Viva Leite

A distribuição de leite, por meio do programa Viva Leite, continua normalmente durante este período de restrições.

CadÚnico

As atualizações, assim como a inclusão de novas inscrições no Cadastro Único, poderão ser feitas nas unidades do Cras.

Apenas a Busca Ativa, feita pelas equipes “in loco”, está suspensa.

Todas as unidades de atendimento da Prefeitura de São José dos Campos seguirão as mesmas diretrizes quanto ao número de pessoas em grupo, espaçamento entre cadeiras e higienização dos espaços e orientação aos usuários.

Grupos de risco

Idosos e aqueles que integram o grupo de risco, indicado pelas autoridades de saúde, podem solicitar orientações sobre os serviços via telefone, evitando a circulação e exposição nas unidades da Prefeitura de São José dos Campos, assim como nas entidades parceiras.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×