Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos inicia na segunda-feira (23) a campanha nacional de vacinação contra a influenza. Na primeira etapa, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde.
Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão disponíveis para aplicação das doses, das 8h às 17h. Os idosos poderão receber a vacina também nas quatro Casas do Idoso, que ficam nas regiões centro (Rua Euclides Miragaia, 508, Centro), leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde), norte (Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana) e sul (Avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos).
Nas próximas etapas da campanha, que vai até 22 de maio, serão imunizados os integrantes dos demais do grupo de risco. A segunda, com início em 16 de abril, abrangerá professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de profissionais das forças de segurança e salvamento.
Já na terceira e última fase, que começa em 9 de maio, o Dia D da mobilização, serão vacinadas as crianças que tenham de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas (45 dias após o parto), os povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos (novidade neste ano), indivíduos privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducacional.
Para os doentes crônicos, é imprescindível levar uma solicitação médica que especifique o problema de saúde, que deve estar entre as doenças elegíveis para tomar a vacina. Também pode ser apresentada a última receita médica com a prescrição de medicamentos de uso contínuo que comprove o problema de saúde.
O objetivo da campanha é minimizar a ocorrência da gripe, as internações e os óbitos gerados pelo vírus influenza em grupos vulneráveis.
Influenza
A gripe influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.
A doença é transmitida através das secreções das vias respiratórias, da fala, tosse e do espirro. Também pode haver contágio pelas mãos, quando a pessoa toca superfícies recém-contaminadas e leva o agente infeccioso direto ao rosto.
Esse vírus faz parte da família Orthomyxoviridae e se subdivide em três tipos – A, B e C –, de acordo com a diversidade antigênica, podendo apresentar mutações. Os dois primeiros são responsáveis por epidemias sazonais, que têm duração variável e são frequentemente associadas ao aumento das taxas de hospitalização e óbito.
O período de incubação pode variar de um a quatro dias. A recuperação da maioria das pessoas infectadas varia de uma a duas semanas, porém os integrantes dos grupos de risco são mais vulneráveis. Por isso precisam ser vacinados.
Indicação da vacina
Doença respiratória crônica
Doença cardíaca crônica
Doença renal crônica
Doença hepática crônica
Doença neurológica crônica
Diabetes
Imunossupressão
Obesos
Transplantados
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.