Casa Limpa recolhe 2 toneladas no Campo dos Alemães
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Operação casa limpa  Campo dos Alemães 11/03/2020
Nesta quarta foram visitados mais de 2.000 imóveis em 45 quadras na região do Campo dos Alemães - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A 11ª Operação Casa Limpa de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, realizada nesta quarta-feira (11) no Campo dos Alemães e adjacências, região sul de São José dos Campos, recolheu 2 toneladas de materiais que poderiam servir de criadouro para o vetor.

A ação foi desenvolvida pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura. A próxima já está programada para 18 de março, quarta-feira, no Jardim das Indústrias e adjacências, região oeste da cidade.

O objetivo das operações é recolher materiais como pneus, tampas de garrafas, garrafas de vidro e plástico, latas, louças sanitárias, baldes, tambores, lonas, piscinas desmontáveis e outros.

Nesta quarta foram visitados 2.252 imóveis em 45 quadras. Na segunda (9) e terça-feira (10) os agentes de combate a endemias do CCZ fizeram visitas nas residências para informar aos munícipes sobre os materiais que poderiam ser recolhidos. Nas primeiras horas da manhã desta quarta, os caminhões da Secretaria de Manutenção da Cidade passaram recolhendo os inservíveis.

Balanço

Nas 11 operações realizadas até agora foram recolhidos cerca de 28 toneladas de materiais. Na avaliação da Secretaria de Saúde, estas operações têm contribuído consideravelmente para o controle no número de casos na cidade.

Enquanto alguns municípios da região enfrentam uma epidemia de dengue, São José dos Campos tem 102 casos registrados este ano. No entanto, a Prefeitura reforça que o número não permite à população relaxar na vigilância, e todos devem continuar fazendo sua parte, eliminando de casa os materiais que podem servir de criadouros.

Em outubro passado, a Prefeitura lançou o Plano Municipal de Combate às Arboviroses para 2020. E entre as ações previstas estão as operações Casa Limpa, a criação das brigadas contra a dengue em cerca de 800 prédios públicos, atividades educativas, distribuição de material informativo e uma grande campanha de publicidade que está sendo veiculada em emissoras de rádio, TV, veículos impressos, internet e outras plataformas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×