Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde
São José dos Campos marcou presença nesta quinta-feira (5) no encontro promovido pelo governo de São Paulo com representantes das 645 municípios do Estado para apresentar um plano de medidas de prevenção e assistência para casos do novo coronavírus (COVID-19). A reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.
A chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Tereza Cardozo, representou a Prefeitura no encontro. O secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, apresentou o conceito e o histórico do coronavírus, fluxos de atendimento no SUS e a atuação do Centro de Contingência do coronavírus, coordenado pelo médico infectologista David Uip, e do Comitê de Operações de Emergência.
A doença é registrada em diversos países do mundo, com cerca de 90 mil casos e 3.100 mortes, mais de 90% concentrados na China.
Também foram apresentados ao público os principais sintomas (febre, tosse e coriza) e as complicações da doença. O período de incubação do vírus pode chegar a 14 dias, após o contato com alguém infectado. A transmissão pode ocorrer, em média, sete dias após o início dos sintomas.
Cabe aos serviços municipais de saúde monitorar a população e notificar casos suspeitos no sistema oficial do Ministério da Saúde. Alinhada às orientações do governo, a Prefeitura elaborou um plano de enfrentamento e contingência para o coronavírus.
Pessoas com sintomas devem procurar atendimento em unidades básicas ou de pronto atendimento. Se a pessoa se enquadrar no critério de suspeita de COVID-19, haverá coleta de amostra para exames no Instituto Adolfo Lutz. Equipes médicas definem se haverá isolamento hospitalar ou domiciliar conforme cada caso.
Casos suspeitos
Nesta quinta-feira (5), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura confirmou a existência de dois casos suspeitos em São José dos Campos. Trata-se de um rapaz de 25 anos e de um menino de 8, que estão em isolamento domiciliar. Ambos passam bem.
O rapaz apresentou os primeiros sintomas no dia 26 de fevereiro. Ele manteve contato com um amigo que esteve em viagem à Itália e está na lista de suspeitos, foi atendido no Hospital de Clínicas Sul e colheu os exames no dia 29.
O menino apresentou os primeiros sintomas em 28 de fevereiro. Ele esteve em viagem à Europa, foi atendido em um hospital privado da cidade e colheu os exames no dia 3 de março.
A Vigilância faz acompanhamento dos casos diariamente. Os resultados dos exames que podem ou não confirmar como positivo para coronavírus devem ser divulgados pelo Instituto Adolfo Lutz nos próximos dias.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.