Blues no Municipal homenageia a mulher nesta quinta
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Bia Marchese 2
Bia Marchese já foi premiada pela associação norte-americana Blues Junction Production, com seu trabalho solo 'Let Me In' - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A paulistana Bia Marchese, que já conquistou palcos nacionais e internacionais, apresenta em seu trabalho uma interpretação forte e passional onde homenageará clássicos do blues, jazz, soul e R&B.

Bia Marchese começou sua trajetória musical ainda na infância, influenciada pela mãe que também era cantora. Desde os 20 anos está presente na cena do blues, apresentando seu trabalho em casas noturnas e festivais, nacionais e internacionais.

A cantora lançou, em 2018, seu primeiro trabalho solo: “Let Me In”. O disco foi extremamente elogiado pela crítica nacional e internacional, rendendo-lhe premiações concedidas pela associação norte-americana Blues Junction Productions. Também foi eleita melhor cantora do ano de 2018 ao ganhar o prêmio Etta James Awards for Best Female Vocalist e seu “Let Me In” foi eleito o 20º melhor álbum de blues do mundo lançado no ano.

O blues e as mulheres

O papel das mulheres no gênero do blues é pouco conhecido, mas foi em 1920 que a história se iniciou. Na época, a primeira mulher a gravar uma canção de blues foi Mamie Smith, com “Crazy Blues”, que logo se tornou um fenômeno, dando à artista o título de “Imperatriz do Blues”.

Foi com o sucesso de Mamie que as gravadoras procuraram outras cantoras, abrindo portas para grandes nomes como Bertha Hill, Bessie Smith e Ma Rainey, mulheres irreverentes que quebraram os paradigmas da época. O legado dessas mulheres fez com que as famosas Nina Simone, Aretha Franklin e Ella Fitzgerald fossem conhecidas mundialmente como rainhas do blues atual.

 

Teatro Municipal              
Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro     

(12) 3942-1144


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×