Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
“Parabéns por SER HUMANO, SER QUE SENTE. SER, para quem mais precisa, PRESENTE.
Garantidor de direitos eficiente. Para uma sociedade mais justa. Essencialmente, ASSISTENTE”.
Foi com esta definição do ofício que a Prefeitura de São José dos Campos homenageou os profissionais no Dia do Assistente Social, comemorado nesta sexta-feira (18).
A data contou com postagens nas mídias sociais direcionadas a todos que escolheram essa profissão, cartões de agradecimento nominais, além de apresentações artísticas nas unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e na sede da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realizadas em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Lucia Helena do Carmo Salviato, 50 anos, sendo 24 deles como servidora da Prefeitura, considerou a homenagem singela e delicada “Neste momento tão difícil que estamos passando, todos mobilizados em proteger a saúde uns dos outros, mas mesmo assim houve esse cuidado de nos trazer um momento de descontração e valorização pelo profissional que somos. Adorei.”
Essenciais
A assistência social foi considerada serviço essencial pelo Decreto municipal 18.479, durante a quarentena, e por este motivo manteve todas as unidades abertas para preservar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade. Além disso, intensificou e adaptou os trabalhos para garantir proteção e assistência àqueles que estão mais expostos ou integram o grupo de risco à covid-19, como pessoas em situação de rua e idosos, respectivamente.
Ser lembrado
“Foi uma surpresa. Um momento leve e agradável. Principalmente em dias tão corridos e tensos como estes. Sempre é bom ser lembrado, receber um carinho” relatou Ailine Carla de Oliveira Xavier, 41 anos, assistente social no Cras da Vista Verde.
Ela, que passou pela curiosidade antes de chegar convicção da profissão escolhida, conta que o exercício de cidadania precisa ser conhecido, acessado e usufruído. “É difícil acreditar que num mundo tão moderno, há tanta disparidade e falta de conhecimento sobre direitos. A assistência social existe para garantir que a dignidade e qualidade de vida seja possível para todos”, conclui.
Somente a serviço da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, o município conta com mais 200 assistentes sociais divididos em área administrativas e de atendimento à população.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.