Anel Viário terá interdição total para obra da ciclovia do Arco
Atualizado em 29/05/2020 - 11:20
Anel Viário
Interdições são necessárias para a implantação de passarela - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que a interdição total na avenida Florestan Fernandes, prevista para começar nesta segunda-feira (11), foi transferida para terça-feira (12), a pedido da empresa responsável pela obra da ciclovia do complexo viário do Arco da Inovação, que está em andamento na região.

As interdições são necessárias para dar andamento aos serviços de implantação de uma passarela sobre o Anel Viário. A primeira, será das 21h da próxima terça-feira (12) até 4h30 da próxima quarta-feira (13), no sentido bairro. A segunda será das 21h de quarta-feira (13) até 4h30 de quinta-feira (14), no sentido centro. As interdições são necessárias para a implantação das vigas pré-moldadas da passarela.

A ciclovia irá conectar as regiões centrais, oeste e sul, permitindo uma nova opção de deslocamento para quem mora, trabalha ou escolhe pedalar por estas regiões. A passarela é o trecho mais complexo do projeto e deve ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano, assim como toda a obra.

Alguns trechos da ciclovia já estão concluídos, como o trecho entre a rua Ana Maria Nardo até o Arco de Inovação. Outro ponto é entre o condomínio Reserva da Barra até a avenida Benedito Matarazzo.

O projeto

A ciclovia passará pelas avenidas Eduardo Cury, Jorge Zarur, Rodrigo Reis Tuy e Benedito Matarazzo. Na nova ciclovia, os ciclistas podem, por exemplo, sair da Urbanova, na região oeste, ou de Santana, na região norte, e irem até o bairro Dom Pedro 2º, na região sul da cidade.

A obra é financiada com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), integra o complexo viário Arco de Inovação, em construção no principal ponto de congestionamento da cidade atualmente.

A Prefeitura de São José incentiva o uso de transporte sustentável, tem aumentado a oferta desses modais e se preocupa com as melhores condições para os usuários.

No início de 2017, a cidade possuía 79 quilômetros de malha cicloviária e atualmente são 96, distribuídos em todas as regiões de São José. O objetivo da Prefeitura é que, em 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.

Neste ano, a Prefeitura também iniciou as obras da ciclovia do DCTA / avenida dos Astronautas, que terá 6 quilômetros de extensão, além da ciclovia que compõe a Via Cambuí (região sudeste), com 8,6 km e da que irá compor o projeto da Via Jaguari (região norte), com 4 km.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×