Novo formato do Meu Pet Feliz recomeça com 74 castrações
Atualizado em 23/06/2020 - 16:28
Castração de cães e gatos no CCZ 23/06/2020
No primeiro dia da retomada das castrações no CCZ foram realizadas 74 cirurgias em cães e gatos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos retomou as castrações de cães e gatos do programa Meu Pet Feliz nesta terça-feira (23). Em novo formato, devido à pandemia de covid-19, as cirurgias estão sendo feitas em menor número, evitando aglomerações e tomando cuidados especiais para evitar a contaminação.

A retomada no Centro de Controle de Zoonoses foi tranquila, com os tutores respeitando as orientações do CCZ. Foram realizadas 74 cirurgias, 64 em caninos (41 fêmeas e 23 machos) e 10 em felinos (6 fêmeas e 4 machos). Não houve faltas.

Quem ama cuida!

Gustavo Roberto Rosa, 23 anos, morador do bairro Cruzeiro do Sul, foi um dos tutores chamados e levou a cachorra Milu. “Além de evitar doenças, a cirurgia é importante para diminuir a quantidade de animais abandonados.”

Elaine Alice de Toledo, 39 anos, moradora do bairro Jardim São José I, levou sua cadela Kymberly, uma pastora alemã, para fazer a cirurgia.  “Deu sarna nela e se tiver cria irá passar para os filhotes, o que pode influenciar na imunidade deles. Por isso é preciso ter consciência, para não prejudicar outros animais. Então resolvi castrá-la.”

Welisson Reinaldo Lopes, 25 anos, morador do Jardim Satélite, compareceu ao CCZ com a vira-lata Lili. “Peguei ela na rua quando era filhote, estava bem judiadinha, com bastante carrapatos e feridas. Levei para casa e cuidei dela, hoje chegou o dia da castração. A cirurgia vai deixá-la mais saudável, para não ter câncer no útero e outras doenças”, afirmou.

“O Meu Pet Feliz é muito bacana, os funcionários são responsáveis e simpáticos, gosto bastante do atendimento prestado pelo Centro de Controle de Zoonoses”, completa Welisson.

Convocações

Nesta retomada das castrações serão chamados os inscritos na 6ª fase e remanescentes de etapas anteriores. As convocações são feitas por email e os tutores devem ficar atentos ao chamamento. Eles deverão comparecer ao CCZ para agendamento, para as assinaturas dos documentos exigidos para realização das cirurgias.

Os procedimentos cirúrgicos são feitos às terças, quartas e quintas-feiras, atingindo cerca de 70 cirurgias por dia. As castrações são distribuídas por horários marcados ao longo do período entre 8h e 15h.  O programa deve permanecer neste formato até o final de julho, totalizando 800 castrações. Após esse período a Secretaria de Saúde reavaliará as mudanças feitas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×