Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Desde a suspensão das aulas, em 22 de março, os alunos matriculados na rede de ensino municipal de São José passaram a receber merenda escolar de segunda a sexta, das 11h às 13h, na própria unidade de ensino.
Atualmente, a Prefeitura distribui em média de 12 mil merendas por dia, o que inclui refeição, suco e fruta. Do dia 23 de março até a última sexta-feira, 28 de maio, foram servidas cerca de 450 mil refeições na educação infantil e no ensino fundamental.
A medida, que tem como intuito ajudar principalmente as famílias que mais precisam, contribui ainda como um reforço para o sistema imunológico dos alunos. A refeição servida durante esse período conta com alimentos ricos em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais. O cardápio, elaborado por nutricionista, preconiza ainda a variedade de alimentos conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Para a dona de casa Kelry Luci Viana, mãe de três alunos da Emef Hélio Walter Bevilacqua, no Jardim República, região sul da cidade, a merenda contribui com o orçamento da família. “Além de saborosa, o almoço que busco aqui ajuda muito financeiramente”, disse.
Com uma sacola repleta de refeições, a cabeleireira Naiara Daiana contou que, além das refeições que retira para a irmã e o primo, pega a merenda para alguns vizinhos, todos devidamente matriculados na escola. “Quando chego em casa é uma festa. As crianças me encontram no portão, gritando merenda.”
A divisão do cardápio da merenda escolar da rede municipal atende ainda distintas faixas etárias, composta por refeição ou sopa para bebês.
Refeição com um tempero bem especial
Cerca de 280 merendeiras preparam, de segunda a sexta-feira, a merenda para aproximadamente 70 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal. Muitas relatam, orgulhosas, o carinho recebido por parte dos alunos e familiares.
Merendeira há três anos na Emef Hélio Walter Bevilacqua, Inês Vilas Boas exibe com orgulho uma carta que recebeu de uma aluna.
“Além dessa tenho outras cartas na minha casa. Sou muito feliz com a minha atividade. Costumo brincar que fazemos parte da linha de frente. Esse período é diferente de tudo que vivemos. Procuro entregar o meu melhor”, disse.
E, quando questionada sobre os motivos para todo reconhecimento e gratidão por parte dos alunos e familiares, a merendeira abre um sorriso largo e responde: “o segredo é um tempero especial, o amor”, concluiu.
Tarefa escolar
Além da merenda, mesmo em período de férias que será encerrada nesta terça-feira (2), Prefeitura de São José dos Campos elaborou novas ações pedagógicas para os alunos da rede municipal durante a pandemia do novo coronavírus.
As propostas focadas nas habilidades de leitura, escrita e cálculo, elaboradas semanalmente, que tem como principal objetivo incentivar o vínculo dos estudantes com os estudos e a leitura, estão disponíveis no site da Prefeitura e portal Ledi.
Todas as atividades devem ser realizadas no caderno do aluno, porém os estudantes que tiverem dificuldade para acessar as plataformas digitais, podem retirar o material impresso na unidade em que estuda no período de entrega da merenda.
O técnico em química Robert Oliveira aprovou a iniciativa. “Não temos acesso à internet em casa. Além da merenda que é muito saborosa, retiro as atividades da semana”, afirmou o pai da aluna Alice dos Santos, do 1º ano da Emef Hélio Walter Bevilacqua.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.