Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Todos os 39 entrevistadores do CadÚnico (Cadastro Único) para programas sociais em São José dos Campos iniciarão, nesta terça-feira (28), o atendimento à população por meio de telefones exclusivos adquiridos pela Prefeitura para inclusão, coleta e atualização de dados.
Anteriormente, este serviço só era realizado presencialmente nas unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) espalhadas por toda a cidade. Agora, os munícipes ganham a possibilidade de se cadastrar e resolver pendências sem necessidade de sair de casa.
Com o investimento feito na implantação das linhas específicas para ligações simultâneas, a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão aumentará significativamente a capacidade de atendimento, otimizando e agilizando a prestação dos serviços à comunidade em meio à pandemia da covid-19.
Além dos telefones do CadÚnico, os Cras continuarão disponibilizando ramais para outros atendimentos e serviços socioassistenciais.
Sem filas e aglomerações
As inscrições, coletas de dados e atualizações do CadÚnico por telefone ou por meio eletrônico foram autorizadas pelo Ministério da Cidadania conforme a portaria 368, publicada no último dia 29 de abril de 2020.
A nova legislação federal tem como principal finalidade evitar filas e aglomerações nos prédios públicos aumentando, assim, o isolamento social e reduzindo a propagação do novo Coronavirus.
A adesão às novas regras é mais uma medida adotada pela Prefeitura para ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.
Mesmo com a quarentena, os Cras mantiveram as unidades abertas para atender os munícipes. Para proporcionar mais conforto e segurança à saúde dos atendidos e dos profissionais, as unidades também começaram a fazer atendimentos remotos por telefone.
CadÚnico
A base de dados do CadÚnico é utilizada para seleção de famílias para diversos programas sociais dos governos federal, estadual e municipal.
É através do CadÚnico que as famílias têm acesso aos benefícios sociais (Bolsa família, BPC, Viva Leite, Minha Casa Minha Vida, tarifa social e auxílio emergencial, entre outros).
As atualizações devem ser feitas a qualquer tempo, sempre que houver qualquer alteração como, por exemplo, mudança de endereço ou de escola dos filhos, nascimentos, óbitos e mudança de emprego, entre outras situações.
Não havendo alteração, o responsável pelo cadastro deve comparecer ao Cras mais próximo de sua residência para realizar a atualização dos dados a cada 2 anos.
Confira as unidades e telefones dos Cras
Centro
Rua Humaitá, 484
CadÚnico: 3941-1539
Outros telefones: 3909-1050 | 3909-1053
Vista Verde
Rua Cidade de Washington, 113
CadÚnico: 3917-1440
Outro telefone: 3916-6129
Parque Nova Esperança
Avenida Carlos Alberto de Andrade Silva, 475
CadÚnico: 3941-3395
Outros telefones: 3907-2675 | 3922-4311
Eugênio de Melo
Rua Juvenal dos Santos, 15, Galo Branco
CadÚnico: 3941-1643
Outros telefones: 3905-2096 | 3905-2191
Parque Santa Rita
Praça Hélio Dias, 30
CadÚnico: 3916-4416
Outro telefone: 3911-7651
Dom Pedro 1º
Rua Edilson Sabino dos Santos, 181
CadÚnico: 3941-1619
Outros telefones: 3966-1790 | 3903-2892 | 3966-1990
Anhembi
Rua Serra do Roncador, 210
CadÚnico: 3933-6762
Alto da Ponte
Rua Alziro Lebrão
CadÚnico: 3941-8746
Outros telefones: 3922-6734 | 3922-5933
São Francisco Xavier
Vinculado à unidade do Alto da Ponte
Rua 15 de Novembro, 870, São Francisco Xavier
Telefones: 3926-1177 | 3926-1200
Cras Pernambucano
Avenida João Rodolfo Castelli, 4000
CadÚnico: 3923-6733
Cras Jardim Mariana 2
Avenida Mariana de Andrade, 92
CadÚnico: 3941-1660
Outros telefones: 3922-0096 | 3922-0644 | 3921-6836
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