UPA do Campo dos Alemães passa a funcionar sob nova gestão
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
UPA Campos dos Alemães
O INCS assume a gestão da UPA do Campo dos Alemães: transição vai garantir a normalidade no atendimento - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS) assume a gestão da UPA do Campo dos Alemães, na região sul de São José dos Campos, neste sábado (1), a partir das 7h. Para assegurar a regularidade e a continuidade dos serviços, uma equipe da Prefeitura vem acompanhando a transição durante toda esta semana para que não haja nenhuma interrupção no atendimento dos usuários que procurarem a unidade neste fim de semana.

O contrato, no valor de R$ 45.599.976,00, será pelo período de 2 anos, ou seja, R$ 1.899.999,00 por mês. A entidade assumirá a gestão da UPA com uma equipe formada por 157 profissionais das áreas de enfermagem e administrativa por contrato direto e 14 médicos plantonistas por período de 24 horas, além de segurança, manutenção, limpeza e outros por contração indireta.

Entre as propostas de melhorias apresentadas à Secretaria de Saúde, que deverão se implantadas pela nova gestora, estão a ampliação do número de computadores e impressoras, a informatização completa do atendimento do paciente – desde sua entrada na unidade até o momento da consulta – e a realização de exames laboratoriais no próprio local, agilizando o diagnóstico médico.

A UPA do Campo dos Alemães, localizada na Avenida João Batista do Nascimento, 359, tem uma estrutura de complexidade porte III. Atende a procedimentos de baixa e média complexidade, 7 dias da semana, 24 horas por dia, com ênfase na urgência e emergência em pediatria e clínica médica.

Tem à disposição 4 leitos de emergência (sala vermelha) sendo 2 adultos e 2 infantis; 8 leitos adultos, sendo 4 femininos e 4 masculinos; 6 leitos infantis e 2 leitos de isolamento (1 adulto e 1 infantil).

Com a terceirização da unidade, 178 servidores que trabalhavam no local, como médicos, enfermeiros, assistentes de enfermagem, além de profissionais administrativos, motoristas e serviços gerais, foram remanejados para outros setores da Secretaria de Saúde, reforçando o atendimento à população, sobretudo nas demais UPA’s e unidades básicas de saúde (UBS’s).

Outras unidades

Esta será a terceira UPA sob gestão do INCS – a entidade já administra as unidades do Alto da Ponte e do Putim. Outras duas unidades hospitalares públicas se encontram sob gestão de organização social: o Hospital Municipal é administrado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e o Hospital de Clínicas Sul pela HMTJ (Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

Prefeitura SJC

×