Moradores celebram mais verde na cidade
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
PLANTIO EM CALÇADA RESIDENCIAL SAO FRANCISCO - 20-12-2019 - LUCAS CABRAL
Morador do residencial São Francisco, região Sudeste, comemora a chegada de novas árvores ao bairro - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Ter uma cidade cada vez mais verde e arborizada é um desejo compartilhado pelos moradores de São José dos Campos que se orgulham do vasto patrimônio ambiental do município.

A exuberâncias das árvores em ruas, avenidas, praças e parques enriquecem a paisagem urbana de vida, folhas e flores, atraindo diversas espécies de aves, proporcionando bem-estar, qualidade de vida e despertando vínculos com a comunidade do entorno.

Centenas de árvores plantadas no ano de 2019 em vias públicas atenderam solicitações de moradores efetuadas pelo serviço 156 da Prefeitura. Para a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, responsável pela gestão da arborização urbana, a adesão e o e apoio de moradores aos plantios, demonstram como a parceria com a sociedade se faz fundamental para a construção de uma cidade mais saudável.

O morador Hélio Marinho Leite, 47 anos, cozinheiro, é um dos moradores que comemora a chegada de 10 novas árvores a sua rua no Residencial São Francisco, região sudeste. Ele conta que solicitou o serviço pelo 156 e recebeu a visita de um responsável da Prefeitura para verificar o local e as espécies mais adequadas para plantio. “Eu solicitei o plantio na calçada pois havia um bom espaço aqui na rua e isso seria muito positivo para a qualidade do nosso ar e produção de sombra no bairro”.

Segundo ele, o afeto pelas árvores veio com o exemplo ensinado pelos pais. “Desde pequeno eu gosto de plantas, já cresci com a consciência da importância das árvores vendo o exemplo dos meus pais que são da roça e sempre me ensinaram a plantar. Tem uma área verde no fundo aqui de casa que eles deram início plantando diversas árvores frutíferas e que hoje eu ajudo a manter. A gente já sente a diferença do ar mais fresco que essa área gera no bairro”, contou.

Ele conta que também ficou surpreso com a receptividade dos vizinhos.  “Algumas pessoas costumam ter receio do plantio em calçadas preocupadas com queda de folhas e sujeira, mas foi muito bacana perceber que depois do plantio os próprios vizinhos estão ajudando a cuidar. É o bem comum que vai passando de mão em mão”, concluiu.

Josival Santos Bonfim, 38 anos, supervisor, morador do Jd. Paineiras 2 também recebeu a visita da Prefeitura para atendimento a sua solicitação.  “Eu moro em um bairro novo, no extremo leste da cidade e loteamento foi entregue com bastante árvores, porém algumas vingaram, outras não. Fiz o pedido para que Prefeitura plantasse nos espaços vazios da avenida principal do bairro. A Prefeitura não só fez a reposição das árvores que se perderam como dobrou a quantidade de árvores, reduzindo o espaçamento entre elas. A gente precisa plantar onde for possível, com isso todo mundo se beneficia de um clima melhor”.

Vanda Dias de Melo, 78 anos, ex-professora (aposentada), moradora do bairro Alto de Santana também teve sua solicitação atendida na Prefeitura. “Nós tínhamos uma árvore aqui na frente da minha casa, mas ela acabou morrendo e eu sempre gostei muito de plantas, então sentia falta de uma para embelezar a frente da minha casa, então pedi para plantarem outra no lugar, eles plantaram na semana passada e eu já sinto que a mudinha está deixando a rua mais alegre! Estou esperando ansiosa que ela comece a dar flores para deixar tudo ainda mais bonito!”

Patrimônio ambiental

Conforme dados do Plano Municipal de Arborização Urbana, o município possui um patrimônio de cerca de 170 mil árvores na região urbana. Só em calçadas são cerca de 80 mil.

As árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. No ambiente urbano as árvores oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade, melhoram a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×