Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Devido as constantes chuvas que acometem a região desde o início da semana, muitas pessoas perderam móveis, utensílios, alimentos ou tiveram que deixar suas casas por causa de alagamentos. E, para dar apoio a estas famílias, assistentes sociais da Prefeitura de São José dos Campos compareceram a cada uma das residências. Além de levar auxílio e acolhimento, as equipes ainda distribuíram colchões, cobertores, cestas básicas, entre outros itens.
Até o momento, 38 famílias foram assistidas pelo município. Entre os atendidos, estão moradores dos bairros Rio Comprido (sul), Bairro do Sapé e Jardim Santa Cecília II (leste), Vila Corintinha e Vila São Bento, ambas na região central.
Eles ainda receberam galões de água, além de utensílios doados pelo Fundo Social de Solidariedade como roupas e calçados para adultos e crianças. Para aqueles que tiveram as residências seriamente comprometidas e precisaram sair de casa, foram disponibilizadas vagas nos abrigos mantidos pela Prefeitura. Porém, quase todos optaram pela casa de familiares ou vizinhos. Apenas um homem, que mora sozinho, ficou acolhido no abrigo AVD, direcionado para pessoas com dificuldades na realização de atividades de vida diária.
Estrutura
Para atender situações de calamidade, a Prefeitura de São José dos Campos conta com equipes 24h de plantão.
Quem aciona o serviço social é a Defesa Civil, após a avaliação de vulnerabilidade social das famílias. Constatada a necessidade de apoio, os assistentes sociais providenciam as visitas, e a partir delas, os encaminhamentos necessários para atender às famílias.
A cidade ainda conta com vagas em abrigos femininos e LGBT, masculino e familiar, que são disponibilizadas de acordo com a necessidade.
Acompanhamento
Nesta quarta-feira (27), todas as pessoas que receberam apoio da Prefeitura durante o feriado continuam sendo acompanhadas pelas equipes dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), a fim de detectar novas necessidades de apoio ou acolhimento.
Ocorrências
Desde que as chuvas começaram no feriado de Carnaval, a Secretaria de Manutenção da Cidade também está mobilizada para atender as ocorrências que chegam por meio da Defesa Civil e da Central 156. Em uma das frentes de trabalho foi dado apoio às famílias da Vila Corintinha, na região central, que tiveram as residências atingidas por enchentes na noite de terça-feira (25), com a limpeza das vias e recolhimento de móveis danificados.
Em outra frente, cinco equipes de manutenção têm trabalhado diariamente na desobstrução de estradas rurais não pavimentadas da região norte. Os deslizamentos de terra atingiram várias estradas como a do Jaguari, Bonsucesso, Bengalar, Freitas, Turvo, Água Soca, Pinheirinho, Sertãozinho e Santo Agostinho de Cima.
Também foram atendidas 11 ocorrências de quedas parciais ou totais de árvores em cinco regiões diferentes da cidade. Nesses casos, a prioridade é a garantia da segurança das pessoas, a desobstrução de vias e a restauração da energia elétrica com o acionamento da EDP São Paulo.
A Secretaria de Manutenção da Cidade mantém uma equipe de plantão 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, para atender casos de emergências.
Monitoramento
Em função do grande volume de chuvas, a Defesa Civil de São José intensificou o monitoramento em todas as regiões da cidade com o objetivo de preservar vidas e reduzir danos materiais. A Operação Verão é desenvolvida todos os anos em conjunto com órgãos estaduais e concessionárias de serviços.
Com o objetivo de ampliar a conscientização dos munícipes, estão sendo distribuídas cartilhas com orientações sobre como proceder em casos de chuvas, raios, deslizamentos de terra e outras situações.
A equipe atual da Defesa Civil é formada por 24 agentes e de 120 voluntários treinados.
As ações consistem no monitoramento remoto das condições meteorológicas por meio das informações fornecidas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que tem sede em São José.
Os agentes também contam com as previsões de tempo da Defesa Civil Estadual, que abrangem o período de 72 horas. Com as informações disponíveis, o órgão pode decidir enviar equipes para vistoriar áreas de risco no local.
O trabalho envolve ainda vistorias de campo, orientações e atendimentos emergenciais. O objetivo é manter ações preventivas e manter um sistema de alerta para atendimento de emergências.
Na cidade, existem pluviômetros automáticos instalados nos bairros Buquirinha, Chácara Boa Vista, Freitas, Vila Paiva, Jardim Santa Matilde/Vila Cândida e Altos de Santana, todos na região norte. Há equipamentos também no Rio Comprido (sul), Residencial Flamboyant e São Leopoldo (sudeste) e Jardim Jussara/Jardim Paulista (leste).
Emergências
Em caso de rachaduras e trincas nas casas, janelas emperradas ou árvores que ficam inclinadas, entre outras situações, acione a Defesa Civil.
Em São José, os telefones de emergência são o 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar - Centro de Operações Integradas). Os munícipes também podem acionar a Central 156 (telefone, aplicativo e site).
Outro foco neste ano é o serviço de comunicação de eventos climáticos via SMS.
Qualquer morador pode participar. Basta enviar um SMS para o número 40199, da Defesa Civil Estadual, e fornecer um ou mais números de código de endereçamento postal (CEP). A partir desse cadastro, o munícipe passa a receber no celular todos os boletins do tempo com impacto na região em que tem interesse.
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Colaboraram:
Cláudio Souza/Secretaria de Proteção ao Cidadão
Regina Roda/Secretaria de Manutenção da Cidade
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