Estagiários participam de integração e seminário
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Integração de estagiários no CEFE. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 27-02-2020
A integração é oferecida aos novos estagiários da Prefeitura para que eles possam esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre o ambiente de trabalho por meio de palestras, orientações técnicas e dinâmicas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Um grupo de 636 estagiários da Prefeitura de São José dos Campos participou, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana (região norte) de uma atividade de Integração e Seminário em Educação Especial.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, os estudantes de licenciatura divididos em quatro turmas, recebem a formação em dois períodos, manhã (das 8h às 12h) e tarde (das 13h30 às 17h30). A integração é oferecida aos novos estagiários da Prefeitura para que eles possam esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre o ambiente de trabalho por meio de palestras, orientações técnicas e dinâmicas. 

Os novos estagiários também recebem informações sobre a estrutura administrativa da Prefeitura, da Secretaria de Educação e Cidadania, das escolas da rede municipal de ensino, e orientações sobre a importância do estágio, legislação específica, relação com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), relações e postura no ambiente de trabalho, etapas do estágio, entre outras orientações.

Depois de atuar mais de 22 anos na área industrial, Claudineia Gonçalves resolveu mudar de atuação, para a futura pedagoga o processo de integração esclareceu inúmeras dúvidas.

“Eu não sabia do horário diferenciado em dias de provas, descobri também que a pedagogia oferece várias possibilidades”, disse, Claudineia.

Talita Carvalho, também aprovou a iniciativa da Prefeitura, “essa será a primeira vez que irei atuar em uma escola, admiro muito essa profissão, quero seguir carreira, concluir essa etapa e partir para uma licenciatura em geografia”, contou a futura educadora.

 Seminário em Educação Especial

Entre a formação será realizado ainda, um  Seminário de Educação Especial para 320 estagiários. Os diferentes tipos de deficiências, a Educação Inclusiva, as maneiras de interagir e integrar os alunos especiais são alguns dos assuntos abordados entre os universitários por meio de palestras e atividades em grupos. 

De acordo com a coordenação da Educação Especial, o encontro orienta os universitários que acompanham diariamente professores e alunos nas unidades escolares municipais.

Para a estagiária Aline Gomes, a formação vai além dos trabalhos realizados em sala de aula. “Esse Seminário é muito importante, ensina a gente como trabalhar com os alunos deficientes, ter um olhar mais apurado, aprendi também sobre a importância da integração da família nesse processo”, pontuou Aline.

Jornalista de formação, aos 56 anos, Jaqueline Braga, está no terceiro semestre do curso de pedagogia, para a comunicadora, futura educadora o Seminário em Educação Especial, ultrapassa os muros das escolas.

“Esse tipo de Seminário é de extrema importância, aprendemos lições de como atuar com a verdadeira inserção dos alunos com deficiência, aprendemos trabalhar com habilidades, interpretações e visão de mundo diferente. Mais do que uma formação esse tipo de ação da Prefeitura investe no cidadão”, concluiu.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×