Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde
Cerca de 50 pessoas participaram de um treinamento de simulação de incêndio no Hospital de Clínicas Sul, no Parque Industrial. O objetivo foi treinar em ambiente mais próximo do real as habilidades das equipes de emergência com foco na minimização do número de agravos, oferecendo o melhor atendimento possível para o maior número de vítimas.
O cenário simulado correspondeu a um incêndio no arquivo próximo à sala de emergência da unidade, que foi tomado por fumaça. No local estavam 12 atores, sendo 6 pacientes críticos e 6 familiares visitantes, além de um grupo de funcionários da unidade, formado por um médico, uma enfermeira e três técnicos de enfermagem.
O treinamento começou por volta das 9h, quando um colaborador da enfermagem sentiu cheiro de queimado. Em seguida, a fumaça entrou na unidade e o alarme do hospital foi acionado.
Imediatamente, com a confirmação do incêndio, foi acionada a cadeia de socorro envolvendo órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Samu e Rinem (Rede Integrada de Emergências), dando início ao plano de evacuação hospitalar.
Menos de 20 minutos depois a brigada de incêndio iniciou a retirada das vítimas (familiares e acompanhantes), começando pelos internados com menor complexidade. A equipe do Corpo de Bombeiros também entrou em ação, estabelecendo a estratégia de acesso e iniciando a retirada das vítimas mais graves.
Do lado de fora do hospital a equipe do Samu colocou lonas com cores diferentes, para facilitar a identificação das vítimas de acordo com suas complexidades. Ao mesmo tempo, a equipe de regulação estabeleceu contato com as unidades que receberam as vítimas, com o Hospital Municipal e a UPA do Campo dos Alemães.
Trabalho em equipe
Segundo o Corpo de Bombeiros, o plano de evacuação durou cerca de 30 minutos, desde a entrada da brigada de incêndio até o encaminhamento das vítimas para outras unidades hospitalares.
Para o coordenador médico do Samu, Fernando Fonseca, o simulado é importante para integrar as equipes multidisciplinares e de várias instituições envolvidas com emergência hospitalar.
A atividade envolveu parceiros como Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Samu; Defesa Civil; HMTJ (Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus), gestora da unidade; Secretaria de Mobilidade Urbana; Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence; Guarda Municipal, Rinem (Rede Integrada de Emergências); UPA-24h e Faculdade de Medicina Humanitas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.