Lettering e pintura dão cara nova para o Cedemp
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Reforma no Cedemp 14/02/2020
Todo o trabalho foi elaborado pelos professores Dan Cruz e Marina de Paula, servidores da Secretaria de Educação e Cidadania - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos da rede de ensino municipal terão uma bela surpresa quando retornarem às oficinas no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) no próximo dia 3 de março. As salas de estudo foram totalmente reformuladas. Ganharam cores, vida e muitas palavras motivacionais por meio da arte lettering.

O Cedemp tem como finalidade desenvolver habilidades empreendedoras nos alunos da rede para gerar novos comportamentos. As oficinas, realizadas semanalmente no espaço, oferecem ferramentas para que os estudantes criem, conduzam e implementem o processo criativo internalizando o espírito empreendedor com novos planos de vida.

Todo o trabalho foi elaborado pelos professores Daniel Cruz e Marina de Paula, servidores da Secretaria de Educação e Cidadania. Mais do que pintura, a dupla imprimiu na parede, por meio das tintas e pinceis, o verdadeiro sentido do que é empreender para vida.

Professor da rede desde 2007, Daniel Cruz, que atua no setor de publicações técnicas da Secretaria de Educação e Cidadania, trabalha desde adolescente com a confecção de faixas, placa e letreiros. O educador, que aprendeu a arte com o pai, deixou o oficio de lado quando começou a ministrar aulas.

“Deixei essa parte dos letreiros um pouco de lado para ser professor. Só que a arte sempre me chama de volta, a arte faz parte da minha vida. Fiquei com medo no começo. Devia ter pelo menos 20 anos que não pintava uma parede. Estava atuando na arte digital, na parede não posso errar”, disse Cruz.

O educador imprimiu nas paredes figuras do mascote do Empreende, símbolo de uma das maiores feiras de educação empreendedora do país. O mascote também é criação do educador.

Figura conhecida dos alunos da rede municipal, o mascote carrega algumas características como olhos grandes e expressivos e capa que sugere heroísmo e sonho.

“Ficou um lugar mais acolhedor para os alunos. O mascote do empreendedorismo de São José, com a junção das palavras da Marina, oferece motivação para os alunos aprenderem, conhecerem, fazerem coisas novas. O que fica com essa experiência na verdade é o que acontece daqui para a frente com o retorno dos alunos no Cedemp”, concluiu.

Desenhado à mão, com lápis, canetas, entre outros, o lettering pode ser definido facilmente como “a arte de desenhar letras”. E possui um conceito simples: uma combinação específica de letras trabalhadas para uma única utilização e finalidade. Artista responsável pelas palavras de motivação, a professora de arte Marina de Paula tem um motivo especial para comemorar o trabalho no Cedemp.

“Estou na rede municipal desde 2011. O Cedemp foi o primeiro lugar que trabalhei depois da escola. O carinho pelo espaço contribui com o carinho pelo trabalho. Esse momento foi muito legal. Eu nunca tinha feito nada desse tamanho, com pincel e tinta. Estou acostumada com caneta. Um desafio imenso, por isso coloquei o Daniel comigo”, disse Marina.

Nas salas das oficinas, as palavras por meio da arte de lettering remetem a comportamentos empreendedores que têm relação com a pedagogia empreendedora. O Espaço Maker, onde são trabalhados conceitos de física, eletrônica e programação, por meio da robótica educacional, ganhou verbos que estão ligados a ações.

 “O ambiente estimula uma vontade adormecida. Você lê a palavra e isso já desperta um sentimento, a vontade de criar uma ação e isso vai se espalhando e ampliando”, concluiu Marina.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×