Clínicas Sul realiza simulação de evacuação hospitalar
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Hospital de Clínica Sul. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 18-09-2019
O cenário simulado corresponde a incêndio no arquivo próximo a sala de emergência da unidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, realizará nesta sexta-feira (21) um simulado de evacuação hospitalar no Hospital de Clínicas Sul, no Parque Industrial. A atividade acontecerá das 9h às 11h, envolvendo parceiros como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Defesa Civil, HMTJ (Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus), gestora da unidade, entre outros.

O cenário simulado corresponde a um incêndio no arquivo próximo à sala de emergência da unidade, que será tomado por fumaça. No local estarão 12 atores, sendo 6 pacientes críticos e 6 familiares visitantes, além de um corpo de funcionários da unidade, formado por um médico, uma enfermeira e três técnicos de enfermagem.

O objetivo da simulação é treinar em ambiente mais próximo do real as habilidades das equipes de emergência com foco na minimização do número de agravos, oferecendo o melhor atendimento possível para o maior número de vítimas, através do planejamento e organização dos recursos disponíveis.

Entre as ações previstas no simulado estão o resgate das vítimas e atendimento médico na área do desastre; identificação das vítimas que necessitam de atendimento imediato para posterior transferência correta; identificação de vítimas leves ou que não tenham sofrido lesões e orientá-las para procurarem atendimento em unidades adequadas; transporte dos feridos, oferecendo assistência durante a transferência e aplicar medidas de segurança para todos os envolvidos.

Plano de abandono

Hoje é necessário que todos os hospitais tenham um plano de abandono bem estabelecido. Incêndios, explosões, desabamentos, entre outros eventos adversos naturais podem acontecer a qualquer momento. O abandono do hospital, mesmo em situações de menor complexidade, pode colocar em risco a vida de pacientes, e causar a perda de alguns deles.

Pacientes em estado crítico são aqueles com maior dificuldade para o deslocamento, e maior possibilidade de morte. A permanência dentro da estrutura também poderá determinar a morte. Incêndios atingiram mais de 20 hospitais no Brasil em 2019.

Além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Samu, a simulação envolverá representantes da Secretaria de Mobilidade; Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence; Guarda Municipal, Rinem (Rede Integrada de Emergências); UPA-24h e Faculdade de Medicina Humanitas. Ao todo, cerca de 50 profissionais participarão do simulado.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×