São José realiza Dia D de vacinação contra o sarampo
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Dia D de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra o Sarampo na Ubs do bairro Jardim Satélite. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 15-02-2020
A campanha prossegue até 13 de março, de segunda a sexta, em todas as 40 UBS’s da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Saúde

Neste sábado (15), as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Satélite, Campo dos Alemães, Eugênio de Melo, Novo Horizonte, Putim, Jardim Paulista, Centro I, São Francisco Xavier, Vila Paiva e Santana, abriram as portas para atender à população, na campanha Dia D de Mobilização Nacional contra o Sarampo.

A campanha que tem como público-alvo crianças de 5 anos a adolescentes até 19 anos (19 anos, 11 meses e 29 dias), prossegue até 13 de março. Durante a semana, de segunda a sexta, todas as 40 UBS’s estão abertas para vacinação das 8h às 17h. A vacina disponível é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

Crianças a partir de 6 meses e pessoas nascidas a partir de 1960 que procurarem os postos de forma espontânea também poderão ser vacinadas.

Febre amarela

Nesse mesmo período também será disponibilizada a vacina de febre amarela para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal. O Ministério recomenda uma atenção especial para as crianças de 4 a 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço.

Na parte da manhã o movimento nas UBSs foi mais tranquilo, a comerciante Maria Barbosa, compareceu logo cedinho com os filhos Gabriel de 14 anos e Giovanna de 7.

“A carteira de vacinação do Gabriel está em dia, já a Giovana precisou tomar a segunda dose. A vacina é uma grande aliada, para manter a saúde das crianças em dia”, disse,  Maria. Corajosa Giovana, de 7 anos comemorou, “não doeu nada, precisamos da vacina para não ficar doente”.

Acompanhados dos filhos Clarissa de 10 anos e Cauã de 12, o professor Herivelto Galvão descobriu que as carteiras dos filhos estão em dia. “Participar das campanhas de vacinação é uma questão de conscientização, responsabilidade com a saúde das crianças, exercer a cidadania”, pontuou Herivelto.

Em São José dos Campos, houve 82 casos positivos de sarampo em 2019 e 1 em 2020.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×