Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde
A comemoração dos 20 anos do programa de Residência Médica do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, ocorrida na tarde desta sexta-feira (14), na Câmara Municipal de São José dos Campos, foi marcada por emoção e homenagens.
Durante o evento, que reuniu médicos, familiares, representantes da SPDM (gestora do hospital) e da Prefeitura, também foram diplomados os 35 médicos residentes que concluíram este ano a etapa de formação.
O coordenador do Coreme do HM (Conselho de Residência Médica), Dr. Afonso Guedes Machado, disse que este é um momento especial para todos os envolvidos, fazendo questão de lembrar os idealizadores do programa, como os médicos José Odir Romero, Otávio Becker e Quintina Domingues, que na época da criação, em 1999, era secretária de Saúde do município.
“Eles foram os pioneiros, que buscaram a autorização para o início do programa”, lembrou Afonso.
O médico disse ainda que o programa começou com apenas 9 residentes e que, na época, o Hospital Municipal tinha uma função meramente assistencial. “Nesses 20 anos a sementinha da Residência foi crescendo e caminhando para também transformar o hospital a um perfil acadêmico e de pesquisa”, completou.
Afonso salientou ainda que dos 405 médicos residentes formados nesses 20 anos, 120 continuam trabalhando no hospital, alguns, inclusive, em postos estratégicos de direção.
A médica Quintina Domingues, homenageada na cerimônia, também lembrou o momento em que a Secretaria de Saúde conseguiu o credenciamento da Residência Médica. “Foi difícil implantar a mudança, agradeço ao Dr. Odir, que esteve à frente do projeto. Fico feliz em ver que o programa germinou. Não esperava que chegasse a tanto, com 405 formandos”, afirmou.
Autoridades do poder público, como o prefeito municipal e o secretário de saúde, além de dirigentes da SPDM presentes no evento, também salientaram os avanços que o programa de Residência Médica trouxe para a cidade, sobretudo na assistência médica prestada aos pacientes atendidos no Hospital Municipal.
Quatro médicos formados na primeira turma de residentes, em 1999, que estavam presente no evento, também foram lembrados e homenageados.
O formando Gabriel Cruz, que concluiu a residência em anestesiologia, falou em nome dos residentes e agradeceu a todos que ajudaram a tornar o sonho deles em realidade. “Saímos da residência mais humanos e mais preparados”, salientou.
História
O HM obteve credenciamento do Ministério da Educação e Cultura para instituir programas de Residência Médica em outubro de 1999, e no ano de 2000 iniciaram-se as primeiras turmas, com três médicos residentes em cada programa, nas áreas de clínica médica, cirurgia geral e pediatria.
Em 2004 iniciou-se o programa de anestesiologia; em 2005 o de neurocirurgia; em 2009 o de obstetrícia e ginecologia; em 2010 o de neurologia e em 2011 os de medicina da família e comunidade, medicina intensiva adulto, medicina intensiva pediátrica, neonatologia e ortopedia.
A cada ano ingressam 42 novos médicos residentes nos diversos programas. Neste ano, 35 médicos concluíram a especialização e receberam o título de especialistas. São 5 novos anestesiologistas, 5 cirurgiões gerais, 6 clínicos gerais, 1 intensivista pediátrico, 2 neonatologistas, 3 neurologistas, 3 obstetras e ginecologistas, 4 ortopedistas e 6 pediatras.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.