Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde
Cerca de 30 profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e diretores clínicos da rede pública e privada de São José dos Campos, participaram nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal, de uma capacitação sobre prevenção e formas de transmissão do novo coronavírus, que já provocou mais de 1.000 mortes na China. O encontro foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
A médica Tereza Cardoso, chefe da Vigilância Epidemiológica, ministrou a palestra, abordando as informações que se encontram disponíveis até o momento sobre essa nova doença.
Ela enfatizou que os profissionais de saúde, sobretudo médicos e equipe de enfermagem, diante de quadros suspeitos, devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas, utilizando máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.
Durante o encontro, ela também tirou dúvidas dos presentes e reforçou a necessidade de estarem atentos ao histórico de viagem do paciente à área de transmissão ou contato que ele possa ter tido com algum caso suspeito.
Entre os sintomas apresentados pelo doente estão febre, tosse e dificuldades para respirar. No início do mês, a Prefeitura já havia encaminhado ofício aos serviços de saúde com as orientações para o atendimento de pacientes com suspeita da doença.
O novo agente foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após o registro de casos na China. No Brasil ainda não há casos confirmados da doença.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.