Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde
O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence realiza, nesta sexta-feira (14), o evento em comemoração aos 20 anos do programa de Residência Médica na unidade e a diplomação dos médicos residentes que concluíram este ano a etapa de formação. A solenidade acontece no plenário Mário Sholz, da Câmara Municipal, a partir das 14h.
O HM obteve credenciamento do Ministério da Educação e Cultura para instituir programas de Residência Médica em outubro de 1999, e no ano de 2000 iniciaram-se as primeiras turmas, com três médicos residentes em cada programa, nas áreas de clínica médica, cirurgia geral e pediatria.
Em 2004, iniciou-se o programa de anestesiologia; em 2005 o de neurocirurgia; em 2009 o de obstetrícia e ginecologia; em 2010 o de neurologia e em 2011 os de medicina da família e comunidade, medicina intensiva adulto, medicina intensiva pediátrica, neonatologia e ortopedia.
A cada ano ingressam 42 novos médicos residentes nos diversos programas. Nesses 20 anos foram formados 405 residentes, nas seguintes especialidades: 59 anestesiologistas, 73 cirurgiões gerais, 88 clínicos gerais, 11 neurocirurgiões, 20 neurologistas, 33 obstetras e ginecologistas, 33 Ortopedistas, 71 pediatras, 7 intensivistas adulto, 7 intensivistas pediátricos e 10 neonatologistas.
Neste ano, 35 médicos estão concluindo a especialização e receberão o título de especialistas. São 5 novos anestesiologistas, 5 cirurgiões gerais, 6 clínicos gerais, 1 intensivista pediátrico, 2 neonatologistas, 3 neurologistas, 3 obstetras e ginecologistas, 4 ortopedistas e 6 pediatras.
Instituída pelo decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a Residência Médica consiste numa modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
O programa de residência médica, cumprido integralmente dentro de uma especialidade, confere ao médico residente o título de especialista.
O hospital
Inaugurado em 1978, o Hospital Municipal é uma unidade da Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) desde 2006. Possui credenciamento para realização de procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias ortopédicas e procedimentos neurocirúrgicos.
Com 362 leitos, O HM é a maior unidade hospitalar de referência para urgência e emergência da região do Vale do Paraíba. Recebe aproximadamente 1.000 pessoas por dia no seu pronto-socorro (média de 20 mil/mês).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.