Serviço de carros compartilhados elétricos recebe novos veículos
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
São José Sustentável: Prefeitura inicia serviço de carros elétricos compartilhados. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 13-12-2019
Iniciativa, lançada em dezembro do ano passado em São José, tem agradado os usuários - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

O serviço de carros compartilhados elétricos, operado pela empresa Beep Beep em São José dos Campos, aumentou a frota em janeiro deste ano, passando de cinco para oito veículos. A mudança contempla o sucesso que o serviço tem tido no município.

A iniciativa, lançada em dezembro do ano passado em São José, tem agradado os usuários e surpreendido representantes da empresa por conta das viagens entre a cidade e São Paulo.

De acordo com o fundador da Beep Beep, André Fauri, o objetivo é aumentar ainda mais a quantidade de carros na cidade. “Como o pessoal vem e vai de São Paulo a São José dos Campos, é difícil manter um número fixo, mas iniciamos janeiro tentando manter oito carros em São José e agora vamos tentar manter uns 10 carros”, disse.

Além do aumento na disponibilidade de carros na cidade, a empresa também iniciou a instalação de carregadores próprios em parceria com três estabelecimentos privados. “Isso vai ajudar bastante em termos operacionais e na disponibilidade dos carros para os usuários”, explicou Fauri.

Modelo pioneiro no país

O modelo de operação adotado pela Prefeitura de São José dos Campos colocou mais uma vez a cidade no pioneirismo de inovação do país, já que o município passou a ser o primeiro do Brasil a disponibilizar carros elétricos compartilhados em vias públicas com sistema dockless. Em São Paulo, por exemplo, a empresa atua com estações em estacionamentos privados.

Por meio do sistema dockless (que não utiliza estações de travamento), os usuários poderão usar os carros elétricos compartilhados por toda a cidade e devolvê-los em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de abrangência, assim como já acontece com o serviço de bicicletas compartilhadas no município.

Em São José, inicialmente as áreas de abrangência ficam no Centro, Vila Ema e Jardim Aquarius e poderão ser consultadas pelo aplicativo da empresa Beepbeep, responsável pelo serviço. Com o carro elétrico, é possível circular em qualquer cidade. No entanto, o encerramento da corrida só poderá ser feito em áreas de abrangência.

É possível, por exemplo, pegar um veículo em São José e ir até o aeroporto de Guarulhos ou para São Paulo, e deixar o carro nas estações da empresa. Assim como pegar um veículo em São Paulo e vir para São José.

São José Sustentável

A Prefeitura tem apostado no programa São José Sustentável para dar mais qualidade de vida à população, estimulado o cuidado com o meio ambiente e procurado dar opções sustentáveis de deslocamento para as pessoas. Além do serviço de carros compartilhados elétricos, a atual gestão também inaugurou as vagas exclusivas para carros elétricos.

O município conta ainda com os serviços de bicicletas compartilhadas, com a maior frota elétrica de segurança pública do Ocidente, com mais de 30 carros elétricos utilizados pela GCM (Guarda Civil Municipal), além dos projetos para a substituição de todas as lâmpadas de iluminação pública por LEDs de baixo consumo energético e do ciclo da logística reversa de pneus, com o reaproveitamento dos materiais, que são utilizados, por exemplo, no asfalto ecológico e em obras públicas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×