Usuários aprovam novo sistema de retirada de medicamentos
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Prefeitura assume definitivamente Farmácia Central  05/02/2020
Agora, para retirar os remédios na Farmácia Central, os pacientes podem fazer o agendamento pela Central 156, com dia e hora marcados - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Desencontros de informação, longas filas e horas de espera para a retirada dos medicamentos de alto custo do Estado eram uma realidade que os pacientes de São José dos Campos enfrentavam até o último mês de dezembro. Desde então, esse cenário mudou. Agora, para retirar os remédios na Farmácia Central, os pacientes podem fazer o agendamento pela Central 156, com dia e hora marcados.

Telma Regina Tavares da Silva, de 68 anos, moradora do Conjunto 31 de Março, esteve na unidade nesta quarta-feira (5) para buscar o medicamento para seu marido e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Cheguei faz 5 minutos e já me atenderam. Para agendar também foi rápido, marquei na semana passada para hoje”, afirmou.

Quem também elogiou o atendimento foi Maria Regina Coelho, 63 anos, moradora do Jardim das Indústrias. Ela foi atendida antes mesmo do horário agendado, pois chegou alguns minutos mais cedo. “Eu tinha um compromisso, cheguei mais cedo, e consegui ser atendida antes”, afirmou.

Com Edna Maria Nunes, de 56 anos, moradora do Jardim Colonial, o atendimento também ocorreu de forma rápida. “Meus parentes receberam uma ligação do 156 e agendaram, achei muito importante isso.” 

Daniela de Oliveira Eufrásio Rosa, 42 anos, moradora do Parque Industrial, também está satisfeita com o novo método de retirada. Ela buscou remédios para o pai e o marido, e também aproveitou para tirar algumas dúvidas sobre como retirar pela primeira vez medicamentos para seu irmão.

“Antes ficávamos em uma fila enorme, embaixo de sol, sem ter a certeza se haveria o medicamento. Com o agendamento está mais tranquilo e agora tenho certeza que tem o remédio, porque baixei o aplicativo Saúde na Mão”.

A mudança no sistema de entrega foi feita com base em uma parceria entre Prefeitura e Estado, que desde outubro procuram soluções para diminuir os frequentes problemas com filas no local e desencontros de informação.

Os medicamentos ainda são de responsabilidade do Estado, mas a transferência do estoque de medicamentos para a Prefeitura está sendo feita de forma gradual, devendo ser concluída até o final deste mês.

Para saber se o medicamento está disponível o paciente pode ligar na Central 156, verificar no site da Prefeitura ou utilizar o aplicativo Saúde na Mão. Desde a implantação deste novo sistema a Farmácia Central não tem mais registrado acúmulo de pacientes.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×