Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Nesta segunda-feira (3), 69 mil alunos da rede municipal de São José dos Campos deram início às aulas do ano letivo.
Empolgados, os estudantes comemoraram o retorno. Ainda no primeiro dia de aula, alunos da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão já falavam dos planos para a sequência do ano. “É legal voltar. Quero tirar boas notas e passar para o 9º ano”, disse Nicole Mione.
Davi de Paula, aluno do 9º ano, também está de olho no futuro. “Vou me esforçar bastante para ir para o ensino médio com tranquilidade.”
A Prefeitura distribuiu os materiais escolares para as 47 escolas de ensino fundamental do município no primeiro dia de aula.
Com o objetivo de facilitar o entrosamento dos estudantes do 1º ano do ensino fundamental, professores e equipe gestora da Emef Palmyra Sant'Anna, na Vila Industrial, participaram de atividades lúdicas e dinâmicas. Na quadra da escola, uma interação do pais, professores e alunos agradou a toda família.
“Minha filha estava toda animada. É a primeira escola e o primeiro ano. Ela está muito feliz. Não esperava essa interação dos pais com a escola. Conhecemos os espaços e é muito gratificante. Vou ficar tranquila em casa”, afirmou Daniele Oliveira, mãe da Maria Antônia.
O casal Tamires Santiago e Fernando Silva também aprovou a iniciativa. Para os pais da Maria Luiza, a ação é fundamental para estreitar os laços entre escola e família. “Essa integração é muito importante. Até mesmo para as crianças sentirem confiança e saberem que família e escola trabalham juntas”, disse Fernando Silva.
“As crianças que estão vindo da educação infantil ficam apreensivas e os pais também. Esse momento de integração e troca deixa todos mais tranquilos para enfrentarem a novidade que vêm pela frente. Os pais vão embora felizes e as crianças ficam muito mais felizes ainda”, concluiu a orientadora pedagógica Martha Romero.
Orientação
Todas as escolas municipais, distribuíram, na primeira reunião de pais, uma cartilha com dicas sobre a adaptação das crianças que ingressam no 1º ano.
Totalmente ilustrativa, a cartilha conta com dicas e orientações de como ajudar a criança em casa na nova etapa que envolve aprendizado da leitura, escrita e matemática.
O informativo esclarece ainda questões relacionadas ao aumento no número de professores (arte, educação física e sala de leitura), além de dicas que irão ajudar na adaptação das crianças. Conheça a cartilha.
Material escolar no primeiro dia de aula
A Prefeitura de São José dos Campos distribuiu os materiais escolares para as 47 escolas de ensino fundamental do município no primeiro dia de aula.
Os 21 itens que compõem o material escolar dos alunos foram arrematados no pregão por R$ 1.647.858,45 por 10 empresas vencedoras do processo de licitação. A compra realizada por item traz benefícios para o município. Feito com planejamento e antecedência, a condução da licitação permitiu preços mais competitivos com produtos de qualidade.
O material escolar dos alunos da rede municipal é composto por materiais diversos, como caderno, minidicionário, régua, tesoura, apontador, caneta esferográfica azul e vermelha, lápis de cor entre outros.
Materiais como pinceis, papeis coloridos, guache, giz de cera, lápis de cor, canetinha, entre outros de uso da educação infantil, também já estão disponíveis em todas as Escolas de Educação Infantil, Cecois (Centro Comunitário de Convivência Infantil) e Cedins (Centro de Educação Infantil).
Diferentemente dos conjuntos disponibilizados para os estudantes do ensino fundamental, os materiais da educação infantil ficam armazenados nas escolas para trabalhos pedagógicos de uso coletivo.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.