Calouros de medicina participam de ação para trânsito mais seguro
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Mobilidade Urbana
Foi a primeira edição do Programa Party em 2020 - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira (3) a primeira edição de 2020 do programa Party, que trata da prevenção de trauma relacionado ao álcool na juventude.

O encontro aconteceu no auditório do Hospital Municipal de São José dos Campos e, desta vez, contou com a participação dos calouros da Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos.

Nos encontros do programa, os estudantes do primeiro ano de medicina acompanham palestras de representantes das secretarias de Saúde e de Mobilidade Urbana, das polícias rodoviárias Federal e Estadual, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do Hospital Municipal e do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências).

Nas apresentações, os profissionais mostraram dados estatísticos relacionados às ocorrências de trânsito, principalmente ligadas à negligência, imprudência e imperícia. O morador de São José dos Campos e calouro na faculdade de medicina, Antônio Angrisani Araújo, de 36 anos, achou importante a iniciativa do programa.

“Bacana a iniciativa do Party. Tem muita instrução importante passada pelos profissionais e as informações ajudam a conscientizar as pessoas”, disse. “Sou motorista desde os 18 anos e acho importante estar relembrando e aprendendo sobre o trânsito”, completou Araújo, que é funcionário público do Estado de São Paulo.

Na sequência das apresentações, os estudantes fizeram uma visita técnica pelo hospital para conhecerem o trabalho no Pronto Socorro, Samu e na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

O programa

O programa Party surgiu no Canadá há mais de 30 anos e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí, expandiu-se para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, além de Vitória (ES). Em 2013, o programa tornou-se Party Brasil, vinculado à Sbait (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 600 estudantes, entre 16 e 18 anos. Escolas públicas e particulares de São José dos Campos foram contempladas pelas ações coordenadas pela Prefeitura.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×