Primeira feira do ano termina com quatro animais adotados
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
1ª Feira de adoção de 2020 no CCZ. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 01-02-2020
Isabele e o marido foram buscar uma fêmea para servir de companhia para o gato Timão e o futuro filho - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Saúde

Mais quatro animais ganharam “casa nova” neste sábado (1), na primeira Feira de Adoção de Cães e Gatos do ano, dentro do projeto Meu Pet Feliz. Dos 69 animais disponíveis, foram adotados dois cães adultos e dois gatos, sendo um adulto e um filhote.

Entre 8h30 e 13h30, o Centro de Controle de Zoonoses, na região sul, recebeu 56 visitantes interessados em conhecer os animais abrigados no local. Ali, eles puderam ter contato, brincar e interagir com os candidatos a uma adoção.

O casal Isabele de Andrade Mendes e Jefferson, ambos de 22 anos, morador no bairro D. Pedro 2º, na região sul, foi à feira em busca de uma companheira para o gato Timão. “Nós tínhamos um casal, mas a fêmea morreu e ele ficou muito sozinho”, explicou Isabele.

Jefferson completou dizendo que Timão é um gato muito brincalhão e é uma diversão para a família. “Ele também foi adotado em uma ONG e, por ter os pelos pretos e brancos, ganhou esse nome em homenagem ao nosso Corinthians”, disse.

O casal estava em dúvida, pois os gatos que estavam vendo eram filhotes, mas bastou a funcionária do CCZ colocar nos braços de Isabele uma fêmeazinha rajada para ela começar a miar e conquistar um novo lar.

A gatinha vai ter uma missão importante. Em breve, será a companheira de um bebê. “Quero que desde pequeno ele tenha contato com um bicho de estimação”, afirmou Isabele, que está com seis meses de gravidez.

A poucos metros de Isabele e Jefferson, o casal Amanda Letícia Moraes, 26 anos, e David, 23, observava os cães e demonstrava muita indecisão. Eles saíram do Residencial União, na região sul, à procura de um bichinho para alegrar a casa.

“Nós ficamos mais de uma hora observando, até que fiquei encantada com um cãozinho, ele hoje vai ter um lar”, garantiu Amanda. No colo dela estava um cachorro de pelo marrom com expressão de contentamento. “Um cachorro é uma alegria, muda a rotina da casa”, emendou David.

Cuidados

Todos os animais do CCZ são vacinados e vermifugados. Os adultos também são castrados e microchipados. Os interessados em adotar precisam ser maiores de idade e devem comparecer ao CCZ portando RG e CPF.

É permitido um período de experiência de 15 dias para avaliação e adaptação do animal aos novos donos e moradia. Após essa etapa, o animal é considerado adotado de fato e não há mais possibilidade de devolução.

O programa Meu Pet Feliz, uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, registrou 191 adoções em 2019, sendo 52 filhotes de cães, 54 filhotes de gatos, 66 cães adultos e 19 gatos adultos.

A Feira de Adoção é realizada mensalmente no último sábado do mês.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×