Esperança: pessoas em situação de rua fazem pedidos para 2021
Atualizado em 30/12/2020 - 17:17
outras
O Apoio Social funciona 24 horas, todos os dias da semana, fazendo abordagens e prestando assistência à população de rua - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Realizar sonhos, concretizar planos ou simplesmente ter uma vida melhor são desejos que permeiam os momentos finais do ano e, mesmo para quem vive nas ruas, os sentimentos não poderiam ser diferentes.

Foi acreditando nisso que a equipe do Apoio Social realizou uma ação para levar a este público um carinho especial nesta época e também para dar a eles a oportunidade de demonstrar seus respectivos anseios de ano novo.

O material e a metodologia utilizada pelas assistentes sociais foi bem simples: papel, canetinha, doces e os melhores sentimentos.

Num primeiro momento, a abordagem consistiu na entrega de bombons e de uma mensagem de Ano Novo para aqueles que ainda permanecem nas praças ou sob os viadutos. Graças a reação e interação deles com a equipe, a iniciativa pode ir além.

Eles deixaram de lado o que estavam fazendo e, conduzidos pelos profissionais, colocaram no papel aquilo que querem para 2021: saúde, compaixão, amor, felicidade, família. Teve quem optou por uma reflexão como gentileza gera gentileza e até aqueles que demonstraram o desejo por algo ainda mais profundo como servir a Deus e uma vida nova.

Ao escrever e pronunciar cada desejo, os olhos brilharam, lágrimas caíram. Família, filhos e a saudade de casa também foram lembrados por eles.

De acordo com a assistente social e coordenadora técnica do serviço de Apoio Social, após a ação, eles não aceitaram ajuda e optaram por continuar na rua, mas ainda assim ficou claro o quanto aquela oportunidade de falar sobre sentimentos e desejos foi importante pra eles. “Eles ficaram lá, quietos, num silêncio que fala e que só eles entendem. Nosso maior desejo é que tudo que eles almejaram se realize.”

Apoio Social

O Apoio Social funciona 24 horas, todos os dias da semana, fazendo abordagens e prestando assistência à população de rua.

Ao todo, o serviço conta atualmente com 48 educadores, 10 assistentes sociais, 2 psicólogos, além dos 10 profissionais de saúde (enfermeiros) integrados recentemente para oferecer também uma abordagem de saúde.

Doze kombis, 20 tablets, juntamente com um sistema criado para inserção dos dados das pessoas abordadas, também compõem a estrutura do serviço.

Para acionar o Apoio Social e ajudar quem está em situação de rua, a população deve ligar para o 153.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×