Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
O Jardim Santa Júlia, na região sudeste, recebeu na manhã desta quarta-feira (23) o plantio de 100 mudas de árvores frutíferas de espécies da Mata Atlântica e do Cerrado, por meio do Programa Pomares Nativos Educativos, da Prefeitura de São Jose dos Campos.
Foram implantados pomares em duas áreas do bairro. O primeiro na área verde da rua Valter de Oliveira e o segundo entre a avenida Maria Hipólita de Souza e rua Pedro Benedito Ferreira. Os plantios se integram ao complexo do Parque Linear Santa Júlia, que está sendo implantado no bairro.
A ação foi realizada com o apoio da sociedade civil Instituto Regeneração Global, que realizou a doação de parte das mudas para o plantio. Na ocasião, a entidade esteve representada pelo esportista de caiaque Pedro Oliva, pelo fotógrafo de Natureza Ricardo Martins e pelos empresários Rafael Davoli e Marcelo Aoki.
“Essa ação é uma prova de que, quando a sociedade se sente responsável junto com o poder púbico, as coisas acontecem de uma forma muito bonita e acelera essa regeneração florestal. Para que a gente consiga equilibrar as mudanças climáticas, salvar os rios e inclusive para resgatar a relação da sociedade com o meio ambiente, o ato de plantar uma árvore é um gesto muito importante”, destacou o atleta Pedro Oliva.
O fotógrafo de natureza Ricardo Martins celebrou, durante a ação, o lançamento de seu 10º livro, Cafés da Mantiqueira. “Hoje é um dia muito feliz pra mim. Eu sempre tive essa vontade de reflorestar e começar a plantar. E de alguma forma devolver alguma coisa do meu trabalho para a sociedade, para o planeta. Quando conheci o projeto da Prefeitura achei incrível e a oportunidade perfeita para unir forças. Trazer essas mudas aqui hoje e entregar algo que a população poderá utilizar é muito especial, ver as crianças aqui é gratificante! Neste ano de pandemia não fizemos aquele evento convencional de lançamento, mas estar aqui trouxe um significado ainda mais especial para o lançamento do livro.”
Moradores do entorno participaram da atividade animados com o presente para o bairro. Taciane Pereira, 31 anos, auxiliar administrativa, mora há 4 anos no Jardim Santa Júlia e contou que a área representa um espaço de lazer para os moradores. “Esse bosque será maravilhoso, uma ideia perfeita para aproveitar este espaço que não estava sendo utilizado e vai ficar muito interessante para as crianças brincarem. Também vai incentivar as pessoas a fazerem caminhadas e ajudará inclusive a melhorar a segurança. Logo, logo, teremos as frutas que as crianças poderão conhecer e experimentar, a escola que fica aqui ao lado poderá trazê-las para visitar. Vai ser ótimo!” destacou.
A dona de casa Katia Carriel, 43 anos, moradora do condomínio vizinho à área verde, participou da ação com seu filho Erick de 9 anos, juntamente com outras crianças como Ingrid e Sara, ambas de 6 anos e Ester, de 3 anos. “Eu gostei de participar para incentivar as crianças e para elas verem que a gente tem que cuidar deste planeta que tem sido tão devastado, e para elas não ficarem pensando que plantas já vêm prontas. A gente tem que colocar a mão na massa, cultivar. Esta é a nossa função né, cuidar!”
O pequeno Erick demonstrou que já compreende a importância das árvores para o bem-estar das pessoas. “Elas nos ajudam a respirar”, destacou.
Parte da equipe da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade também integrou a ação, celebrando serviços na área ambiental prestados no último ciclo e a conquista pelo município da certificação Município Verde Azul, anunciada na última semana.
A atividade ao ar livre foi realizada respeitando os cuidados para prevenção da covid-19, mantendo o distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel.
Programa Pomares Nativos
O programa “Pomares Nativos Educativos” visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais, Mata Atlântica e Cerrado, em diversas regiões da cidade, resgatando o contato da comunidade com os frutos da nossa região. Os pomares têm um componente educativo, visando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local, contribuindo assim para o equilíbrio ambiental na cidade.
Os pomares recebem o plantio de diversas espécies frutíferas e nativas. Dentre elas, se destacam Abiu, Araçá, Araticum, Cereja do Rio Grande, Gabiroba, Grumixama, Jabuticaba, Jatobá, Juçara, Pitanga e Uvaia.
Com grande participação popular, desde 2018, a Prefeitura já realizou a implantação de 17 pomares nos bairros Jardim Satélite, Bosque dos Eucaliptos, Campo dos Alemães, Dom Pedro, Centro, Jardim Esplanada, Jardim Diamante, Interlagos, Campos de São José, Galo Branco, Pinheirinho dos Palmares, Jardim Nova Detroit, Jardim das Colinas, Vista Verde, Vila Industrial, Vila das Acácias, e no distrito de São Francisco Xavier.
Parque Santa Júlia
O parque Santa Júlia compreende uma área de aproximadamente 330 mil metros quadrados, envolvendo trecho natural de 8,59 hectares que receberá a restauração florestal pela Prefeitura com o plantio de 13.000 mudas nativas do Cerrado. A restauração florestal, que se dará ao longo de 48 meses, promoverá a conectividade com outros fragmentos remanescentes da vegetação de Cerrado e faz parte de uma contrapartida ambiental de TCRAs (Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental) firmados pela Prefeitura junto a Cestesb entre 2017 e 2020.
A primeira fase do projeto que será entregue em cinco meses contará com a urbanização de um trecho de 7.469,37m² onde será construído um mirante de 140m² executado em madeira ecológica, playground, passeios, acessos, e duas novidades: rampa de escalada e grandes tobogãs para crianças, aproveitando a declividade do terreno. Também serão executados paisagismo, incremento de iluminação da área e a construção de uma ciclovia.
A urbanização desta primeira fase tem como premissa promover a conexão entre a população e os atributos naturais do entorno, assim como ofertar equipamentos de lazer diferenciados que gerem atratividade para grupos variados da comunidade e, consequentemente, contribuam para a ampla utilização do espaço.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.