Operação Casa Limpa recolhe 33 toneladas de inservíveis
Atualizado em 10/02/2021 - 14:18
Operação Casa Limpa Pousada do Vale
Foram recolhidas 2,9 toneladas de materiais na Operação Casa Limpa desta semana - Foto: PMSJC

Henrique Macedo
Secretaria de Saúde

A última Operação Casa Limpa de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, de 2020, foi realizada nesta quarta-feira (16) nos bairros Pousada do Vale, Santa Cecília e Maravilhas do Cajuru, região leste de São José dos Campos. Foram recolhidas 2,9 toneladas de materiais.

O mutirão realizado pela Prefeitura teve o objetivo de recolher materiais que acumulam água e servem de criadouros para o vetor, como pneus, tampas de garrafas, garrafas de vidro e plástico, latas, louças sanitárias, baldes, tambores, lonas, piscinas desmontáveis e outros.

Nas 14 edições da operação, o total chegou a 32.875 quilos de inservíveis recolhidos.

Mutirão

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Secretaria de Manutenção da Cidade percorreram 63 quadras e visitaram cerca de 1.294 imóveis, orientando os moradores a descartar materiais que possam acumular água e facilitem a proliferação do mosquito.

Foram recolhidos pneus, latas, potes, garrafas, plásticos e lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis, entre outros. Durante as operações não são recolhidos terra e entulhos de construção, tábuas, madeiras, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.

Além disso, foi montado um estande na Rua Beijoeiro, 1734, para a realização de uma ação educacional, com distribuição de folhetos, presença do mosquitófago inflável e exibição de quadro com as diversas fases do mosquito, entre outros.

Balanço

De 2019 a 2020, nas 14 edições da Operação Casa Limpa, foram atendidos 41 bairros de todas as regiões da cidade. Foram visitados 37.785 imóveis, num total de quase 33 toneladas de materiais inservíveis recolhidos. 

Prevenção

Na avaliação da Secretaria de Saúde, estas operações têm contribuído para o controle do número de casos na cidade, que somam 445 notificações positivas neste ano. Situação mais tranquila do que alguns municípios da região, que enfrentam uma escalada dos casos de dengue,

No entanto, a Prefeitura reforça que o número não permite à população relaxar na vigilância, e todos devem continuar fazendo sua parte, eliminando de casa os materiais que podem servir de criadouros.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×