Boletim de alunos fica disponível no Prefbook a partir de sexta
Atualizado em 18/12/2020 - 11:10
Com Pref Book, Prefeitura agiliza acesso de cidadão a seus dados. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 10-04-2019
O programa disponibiliza as notas bimestrais e notas finais de cada componente curricular, assim como o resultado final - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com o objetivo de facilitar o acesso aos dados referentes a cada aluno matriculado no ensino fundamental da rede municipal, pais ou responsáveis dos cerca de 38 mil estudantes podem conferir pelo Prefbook o boletim escolar. A consulta será disponibilizada a partir desta sexta-feira (18).

O site disponibiliza as notas bimestrais, notas finais de cada componente curricular, assim como, o desempenho escolar e o resultado final. Tudo sem precisar sair de casa, ou se dirigir pessoalmente a uma unidade escolar.

Para fazer parte do Prefbook é fácil e prático: basta criar uma senha e fornecer seu CPF ou e-mail. A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças, une tecnologia de ponta, interatividade e transparência, contribuindo para redução de filas e da burocracia e para simplificar os processos administrativos da Prefeitura.

Pandemia

Com a pandemia da covid-19 e consequente o isolamento social, que resultou na suspensão das aulas presenciais, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Cidadania se reinventou com propostas e atividades semanais para os cerca de 70 mil alunos da rede municipal. O objetivo é de que não houvesse ruptura no processo de ensino e aprendizagem.

Foram várias inciativas entre elas. A Prefeitura fechou parceria com a Câmara Municipal para transmitir as aulas pela TV Câmara, nos canais 7 da Net e 9 da Vivo, com conteúdo diário de segunda a sexta-feira, disponibilizou atividades online no site da Prefeitura e no Portal Ledi, com acompanhamento do sistema Google Forms.

Houve também entrega de material impresso para os alunos que não têm acesso à internet, e entrega e retirada nas residências dos alunos da zona rural de São Francisco Xavier. Na educação especial, os alunos que necessitam de material de apoio conforme sua deficiência, recebem mesas, cadeira de rodas e demais materiais para realizarem as atividades em casa.

Mensagens por meio do aplicativo WhatsApp, contato telefônico, vídeo chamada e áudios, e-mail, carta registrada com bilhetes das professoras, visita as residências e entrega de propostas impressas com conjuntos pedagógicos específicos também foram realizadas.

Com as propostas de atividades não presenciais de forma online e por meio da Busca Ativa, a Rede de Ensino Municipal de São José garantiu o processo de ensino e aprendizagem para 100% dos alunos do ensino fundamental.

Merenda Escolar

Mesmo com o recesso escolar, como parte das ações de prevenção e enfrentamento do novo coronavírus, as escolas ficaram abertas para os pais retirarem a merenda escolar para alunos devidamente matriculados na rede municipal, das 11h até as 13h, de segunda a sexta, visando com isso ajudar principalmente as famílias que mais precisam

Busca Ativa

Pensando na manutenção do vínculo estudantes e familiares com a comunidade escolar, equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, equipe gestora das unidades escolares e professores realizaram ações periódicas de Busca Ativa que tiveram início pela localização dos estudantes.

Nos casos de estudantes não localizados em suas residências e com paradeiro desconhecido, os educadores acionaram toda a rede protetiva: UBS, Cras, Creas e Conselho Tutelar, na tentativa de localizar todos os estudantes da nossa Rede.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×