Prefeitura efetiva 172 profissionais para a Educação
Atualizado em 16/12/2020 - 19:58
Com novas efetivações Prefeitura passa a contar com cerca de 1700 novos servidores para a Educação
Moradoras da Cidade de Caraguatatuba, Vaneusa Sales, aguardava ansiosa pela efetivação da sobrinha Júlia Sales - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos efetivou, entre terça (15) e quarta-feira (16), 172 profissionais aprovados em concurso público da Secretaria de Educação e Cidadania. Desde 2017, são 1.700 efetivados. Trata-se de uma das maiores contratações da história da cidade.

As efetivações desta semana aconteceram no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana (região norte).

“É um presentão de Natal. Ano novo, vida nova e efetivada na rede de ensino municipal”, afirmou Fernanda Porto, primeira convocada nesta etapa de efetivação.

A educadora, que já fez parte da rede municipal entre os anos de 2006 até 2012, comemorou o retorno. “Quando a minha filha mais velha nasceu, pedi exoneração. Dediquei um tempo para a maternidade e já estava ansiosa por esse retorno, quando soube que seria efetivada ainda este ano. Foi uma bela comemoração.”

Visivelmente emocionada, com os olhos brilhando, Vaneusa Sales, professora da rede municipal de Caraguatatuba há 22 anos, aguardava ansiosa pela efetivação da sobrinha Júlia Sales.

“Saímos de Caraguatatuba às 5h para não atrasar. É uma felicidade imensa um orgulho. A rede municipal de São José dos Campos tem uma estrutura maravilhosa. Essa notícia fechou o ano com chave de ouro, gratidão e orgulho resumem os sentimentos dessa manhã”, disse Vaneusa.

“São José dos Campos é uma cidade com grandes oportunidades. Não esperava ser chamada esse ano. Estou ansiosa e muito feliz”, afirmou Júlia Sales, que já prepara a mudança de Caraguatatuba para São José.

Núbia Santos, que já trabalha como agente educadora na Emei Jardim Morumbi, classificou a efetivação como a melhor notícia de 2020. “Deu tudo certo para continuar lá. Agora como professora efetiva. É um misto de emoções. A Prefeitura de São José é excelente e a estrutura sensacional.”

Engenheira ambiental e Sanitarista, Ana Luiza Coutinho, que sempre atuou no mercado industrial, está ansiosa para as novas experiências no universo pedagógico.

“Depois da maternidade, comecei a ingressar no ramo da pedagogia, por conta das crianças. Fiz uma complementação pedagógica, prestei o concurso e agora ingresso como professora da rede. Meus dois filhos estudam em escolas municipais. A gestão é muito presente, uma rede estruturada e bem organizada.”

Efetivações

De 2017 até agora, ingressaram na rede de ensino municipal 832 professores P1, que lecionam na educação infantil, ensino fundamental e anos iniciais da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Na modalidade P2, que lecionam a partir do 6º ano e nos anos finais da EJA, foram contabilizadas 229 efetivações. Ainda entraram na rede de ensino municipal 465 agentes educadores e 170 assistentes de gestão.

Os educadores deverão preencher os cargos vagos por aposentadorias e abertos em razão da criação de novas salas de aulas, com as construções de novas unidades escolares, ampliação e reforma de outras unidades. A contratação prevê ainda suprir as necessidades temporárias e eventuais nas unidades escolares da rede municipal.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×