Empresas nacionais e do exterior conhecem novo transporte
Atualizado em 16/12/2020 - 11:47
Ônibus uso obrigatório de máscaras  08/05/2020 Foto:Charles de Moura/PMSJC
O objetivo da Prefeitura é oferecer um ambiente seguro juridicamente, econômico e transparente no transporte público, tendo como uma das diretrizes a integração entre todos os modais disponíveis à população - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou, na tarde desta terça-feira (15), os resultados do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), realizado para a criação do sistema tecnológico que irá integrar o novo modelo de transporte público do município.

O encontro online contou com a participação de mais de 40 empresas nacionais e do exterior da área de mobilidade, profissionais da área de transportes, assim como de empresas públicas como a BHTrans de Belo Horizonte, Minas Gerais e da Autarquia de Trânsito e Transporte (AMTT) de Ponta Grossa, no Paraná. Ao todo, 105 pessoas acompanharam a explanação.

Na ocasião, as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e do Cepesp/FGV apresentaram o modelo lógico, jurídico e tecnológico para a contratação das plataformas de tecnologia, que em breve terão seus editais disponibilizados para consulta pública.

Nesta quinta-feira (17), os documentos desta apresentação estarão disponíveis para consulta na página da Secretaria de Mobilidade Urbana, no site oficial.

Histórico

A Prefeitura e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) firmaram em janeiro de 2019 um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade, com o objetivo de preparar a nova concessão do transporte público, prevista para entrar em operação em 2021. Atualmente, o serviço é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123.

Diferente do contrato atual, vencido pela empresa que apresentou a maior outorga ao município, a futura concessão terá como vencedora a empresa/consórcio que apresentar a menor tarifa técnica, já definida no edital com um valor menor que a atual.

O futuro modelo de concessão é inovador ao separar a operação, tecnologia e o financeiro, do serviço. O objetivo com essa divisão é ter empresas especializadas em cada uma das áreas e elevar a qualidade e modernização do serviço.

O objetivo da Prefeitura é oferecer um ambiente seguro juridicamente, econômico e transparente no transporte público, tendo como uma das diretrizes a integração entre todos os modais disponíveis à população.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×