Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de São José dos Campos, exibirá, as 19h, pelo canal do Ledi, a Cantata de Natal Virtual. Considerada uma das principais atrações da rede de ensino municipal, a atividade também será exibida no mesmo horário pela TV Câmara, nos canais 7 da Net e 9 da Vivo.
Com a pandemia da covid-19 e consequente o isolamento social, que resultou na suspensão das aulas presenciais, professores, alunos e familiares tiveram que se reinventar para a concretização da atividade, que tem como principal objetivo inspirar mensagens que remetem ao verdadeiro sentimento natalino.
Neste ano, o movimento artístico, que conta com a participação de aproximadamente 220 alunos de 27 escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental, foi todo organizado a distância.
Os ensaios das canções que compõe um espetáculo belíssimo, que tiveram início no mês de novembro, contaram com tutoriais para o estúdio e gravação dos vídeos, lives para tirar dúvidas dos alunos, atividades no Google Forms, além de encontros por meio de reuniões online pelos aplicativos WhatsApp e Google Meet.
A edição do vídeo que será transmitido nesta quarta-feira (16), às 19h, contou ainda com uma parceria da TV Câmara de São José dos Campos.
Depoimentos
Além de canções como Borboleta Pequenina, encenada pelas crianças da educação infantil, que conta a história de uma borboletinha muito simpática e meiga, será possível conferir a canção Aleluia, que traz esperança de dias melhores, com a participação dos alunos do ensino fundamental. A Cantata Virtual de Natal conta com depoimentos de pais, alunos e professores da rede de ensino municipal.
Aluna da Emef Sebastiana Cobra, do Jardim das Indústrias, Mirela Godoi destacou a importância da música. “A música é um elemento muito criativo e toda música tem uma palavra que fala com a gente. Quando ouço alguma música, fico feliz e lembro da minha família”, disse.
Já Luzivânia Silva, mãe do aluno Guilherme Silva, da Emef Elizabete de Paula Honorato, no Jardim Mariana 1, falou sobre o papel dos ensaios em um ano tão atípico. “Neste momento de pandemia, a música tem renovado, além das esperanças, nossas forças.”
“A pandemia trouxe para nós, professores, o silêncio. A sala de aula ficou vazia, os corredores sem burburinho, o parque sem gritaria. Uma escola sem criança é uma escola adormecida e, para tampar um pouco esse buraquinho, a música se faz presente. A música traz emoção e esperança”, disse Roberta Schutze, professora da Emef Sebastiana Cobra, no Jardim das Indústrias.
“A música é capaz de reconectar todas as pessoas, porque tem o dom de tocar a alma”, concluiu o professor Felipe Prado, da Emef Elizabete de Paula Honorato.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.