Prefeitura realiza manejo de árvores na região central
Atualizado em 11/12/2020 - 11:05
Manejo de Árvores na região central da cidade 11 12 2020
Plantio prévio de reposição já foi iniciado pela Prefeitura de São José na avenida Tívoli - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A partir da próxima semana, a Prefeitura de São José dos Campos realizará o manejo de árvores na região central da cidade, procedendo a substituição de exemplares com estado fitossanitário comprometido e o plantio prévio de reposição, conforme critérios da Lei Municipal Nº 5.097, de 12/09/1997.

As ações de manejo serão realizadas por equipe da Secretaria de Manutenção da Cidade nas avenidas José Longo, Tívoli e Adhemar de Barros, conforme cronograma operacional.

Todas as árvores da região central passaram por vistoria técnica por meio do Programa Saúde das Árvores da Prefeitura, que faz emprego de aparelhos de análise por imagem, como tomógrafo e resistógrafo, que complementam a análise visual feitas pelos técnicos, confirmando o estado de saúde da árvore.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, responsável pela gestão da arborização urbana. O manejo e substituição do patrimônio arbóreo está alinhado ao Plano Municipal de Arborização Urbana. O documento, elaborado em 2016, define, dentre outras diretrizes, critérios para remoção e substituição de árvores.

Além de renovar o patrimônio arbóreo com espécies adequadas para cada local, visando seu pleno desenvolvimento, o manejo tem a prerrogativa de resguardar a segurança de pedestres e motoristas, sobretudo nesta época de maior incidência de ventos e tempestades, reduzindo riscos de acidentes, como queda de ramos ou o próprio tombamento das árvores.

O plano de manejo foi apresentado nesta quinta-feira (10) na reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, prestando todos os esclarecimentos aos membros. 

Parque da Cidade

Também serão realizadas substituições de árvores comprometidas no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, respeitando o projeto paisagístico do patrimônio histórico e ambiental.

Estrada do Imperador

Outra ação de manejo será realizada na Estrada do Imperador da alameda de pinheiros que se encontram em situação de declínio, com risco iminente de queda. As árvores foram alvo de fogueiras e vandalismo. Será realizada a respectiva reposição das árvores no local.

Saúde das Árvores

Por meio do Programa Saúde das Árvores, vinculado ao “Arboriza São José”, a Prefeitura vem realizando o diagnóstico preventivo do patrimônio arbóreo do município, com a utilização de aparelhos modernos, como o tomógrafo e o resistógrafo.

As vistorias começaram em junho de 2018, iniciando nas árvores protegidas e localizadas em vias de grande circulação de pessoas e também nos parques e praças públicas, incluindo diversos bairros. Até 2020 foram 1.108 árvores analisadas com estes aparelhos.

O tomógrafo e resistógrafo complementam a avaliação técnica visual realizada pelos responsáveis técnicos da Prefeitura, obtendo assim maior precisão na avaliação do risco de queda de uma árvore.

O resultado das análises indica as ações de manejo necessárias, tais como poda de alívio de peso da copa, remoção de galhos secos, ou até mesmo a supressão com posterior plantio de nova árvore no mesmo local.

O programa Arboriza São José integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arborização para a qualidade de vida urbana.

Arborização Urbana

A cidade de São José dos Campos possui um patrimônio de 170 mil árvores na área urbana, que inclui vias públicas, parques e áreas verdes, sendo 80 mil em calçadas.

O Plano Municipal de Arborização Urbana é o principal instrumento para o planejamento e gestão da arborização urbana do município. O documento traz as diretrizes para implementar a arborização na cidade, indicando por exemplo as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas e metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros. A meta principal é realizar o plantio de 56 mil árvores em 12 anos.

As árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos seja nas florestas ou nas cidades. No ambiente urbano as árvores oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade, melhoram a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×