Abrigo para idosos promove afeto com oficinas de Natal
11/12/2020 15:52
Oficinas Natalinas no Abrigo Vó Laura. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 10-12-2020
Todas as instituições que atuam em conjunto com a Prefeitura no acolhimento de idosos estão com as visitas restritas desde o início da pandemia - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Confeccionar um enfeite de Natal pode ir muito além de cortar papel, laços, fitas, de decorar objetos. Pode ser uma forma de dedicar horas ou dias para presentear alguém especial.

Inspirada no afeto maternal, no amor à família, na amizade e, até mesmo, na gratidão, o abrigo Vó Laura, organização da sociedade civil parceira da Prefeitura de São José dos Campos no cuidado com idosos, está promovendo oficinas de enfeites de natalinos. Todas as peças produzidas serão destinadas a presentear pessoas indicadas pelos próprios idosos. Saudade e bons sentimentos transbordam em cada uma delas.

Maria do Socorro da Silva, 64 anos, preparou a lembrança pensando na filha. “É bom muito bom preparar estes enfeites. Distrai, faz bem para a mente.” Segundo ela, a filha é profissional de saúde e, por este motivo, fica mais difícil vê-la neste período. "Mas vou dar um presente para ela. Nos falamos sempre”, afirma sorrindo.

O abrigo Vó Laura, assim como outras instituições que atuam em conjunto com a Prefeitura no acolhimento de idosos, está com as visitas restritas desde o início da pandemia, tendo em vista preservar a saúde dos atendidos, que integram o grupo com maior risco de morte em decorrência da covid-19.

Amizade

Zilda de Luma Dalcin, 64 anos, que vive no abrigo há 8 meses, não tem família, mas cultiva uma amizade de longa data com a dona Maria José. E foi para ela que a idosa preparou um pano de prato com o tema do Natal. “Eu não tenho parente, mas vou dar para a minha grande amiga.”

“Vó”, como é carinhosamente chamada pela equipe, Maria Aparecida Oliveira, 87 anos, há mais de 20 anos na instituição, não tem parentes nem amigos fora do abrigo, mas encontrou lá dentro uma referência de afeto. O enfeite, preparado pela “Vó”, vai presentear uma funcionária. A profissional ainda não sabe, mas terá uma grata surpresa no dia da entrega dos presentes.

Entrega

Para fazer com que os presentes confeccionados pelos idosos cheguem às mãos dos escolhidos, o abrigo vai organizar um momento especial. No próximo dia 18, às 14h, a família e os amigos serão convidados para irem até o abrigo, quando poderão ver de longe os idosos e receberem o presente, que será entregue numa sacola. Nela, também será colocada uma mensagem elaborada pelo idoso com felicitações de fim de ano.

Dedicação

Cilene Fideles, 45 anos, trabalha no abrigo há 8 anos. Ela relata que cuidar dos idosos em tempos de pandemia é desafiador. “Nos tornamos tudo para eles. Com a ausência da família, dos amigos, nós precisamos nos reinventar para que eles sentissem menos o efeito desse distanciamento necessário.”

Sobre as oficinas de enfeites de Natal, Cibele, que é auxiliar de enfermagem, diz que nunca foi boa em artes na escola, mas que pelos idosos colocou a mão na massa e ajudou a fazer os presentes. “Aprendi com eles e foi muito bom ajudar nesse momento.”

Assistência especializada

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão da Prefeitura de São José dos Campos conta atualmente com 48 termos de colaboração com organizações da sociedade civil parceiras no atendimento as crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas em situação de rua e PCDs.

Todas estas instituições que atuam no cuidado com os idosos seguem rigorosamente a orientação dos órgãos de saúde quanto ao distanciamento e paramentação necessária para preservar a saúde dos idosos e funcionários.

Serviço

O serviço de acolhimento para idosos em instituições de longa permanência contempla pessoas com mais de 60 anos que não têm mais condições de viverem sozinhas, idosos que vivem em família, porém em situação de violência ou negligência, bem como aqueles, cujos responsáveis, não possuem recursos para prover dos cuidados.

Nas unidades de acolhimento, os idosos são assistidos por psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e cuidadores.

A administração municipal conta atualmente com a parceria de quatro Organizações da Sociedade Civil vocacionadas para o cuidado de idosos em situação de abrigamento. O serviço dispõe de 130 vagas e a avaliação social para inclusão dos idosos é feita nas unidades dos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Creas

Centro-Norte
Rua Sebastião Humel, nº 523, Centro
Telefones: (12) 3923-7200 / 3913-2827 / 3913-2829

Leste
Praça José Molina s/n– Vila Industrial
3941-2800

Sul
Rua José Bento de Moura, 254 – Bosque dos Eucaliptos
3922-5558


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×