Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
Um grupo de alunos da Escola Estadual Escola Estadual Márcia Helena Barbosa Lino, no Campo dos Alemães, região sul, participou na última quinta-feira (3) de um mutirão de limpeza e plantio de mudas na área de preservação da nascente do córrego Senhorinha.
A ação foi realizada com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e Secretaria de Manutenção da Cidade, que forneceram mudas nativas da Mata Atlântica para plantio na App (área de preservação permanente) da nascente, além de equipamentos para retirada do material volumoso, como luvas, sacos de lixo e o transporte dos resíduos.
Os alunos participam de um projeto denominado “Salve o Senhorinha”, idealizado pelos alunos, visando a preservação do córrego. O intercâmbio com a Prefeitura ocorreu quando os educadores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade visitaram a escola para apresentar o programa Revitalização de Nascentes e falar sobre o histórico de recuperação da nascente da Senhorinha, que integra o programa desde 2006.
Professora de biologia Nair Ferreira explicou que é desenvolvido um projeto de sustentabilidade na escola e a situação do bairro chamou a atenção. “Não tinha como fazer isso diante de toda essa problemática que a gente tem aqui no bairro. E aí lançamos a ideia desse projeto de sustentabilidade. Tivermos apoio dos nossos gestores, da Prefeitura, da Unifesp. Estamos plantando a sementinha desse projeto hoje aqui”, destacou.
O professor de História e Sociologia Hélio Soares destacou a parceria e as perspectivas do projeto. “Conseguimos promover essa união de forças entre a escola, alunos e secretarias da Prefeitura e, a partir dessa limpeza, a gente espera conseguir trazer aquilo que a gente está desenvolvendo dentro da escola aqui para o córrego Senhorinha, que é um projeto de agrofloresta”, revelou.
"A gente veio fazer essa ação de limpeza para a gente reflorestar esse córrego, porque ele é muito importante para nossa comunidade e também para o rio Paraíba do Sul", destacou a estudante Karoline Luciano dos Santos, do terceiro ano do ensino médio.
“A escola tem uma proposta muito legal que vai da nascente até toda a extensão do córrego e é muito importante a parceria com nosso programa Nascentes. A ideia é intensificar o plantio para inibir o descarte irregular de lixo e entulho no local”, disse a educadora Elisa Farinha, da Seurbs.
Revitalização de nascentes
O programa da Prefeitura de São José dos Campos está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas públicas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APP (Áreas de Preservação Permanente). Nos últimos anos 2 novas áreas de nascentes foram incluídas no programa, uma nascente localizada no bairro Jardim Guimarães, região norte, e outra no distrito de São Francisco Xavier.
O programa revitaliza e protege nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O programa contempla um trabalho perene de educação ambiental junto a professores e alunos das escolas municipais no entorno das nascentes, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação das áreas, coleta de amostra para análise da qualidade da água, desenvolvendo a consciência da proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos, além do uso racional da água.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.