Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde
Neste mês, a maternidade do Hospital Municipal de São José dos Campos recebeu duas atividades especiais. O Agosto Dourado, dedicado a incentivar a amamentação, e a visita especial aos bebês da unidade neonatal no Dia dos Pais. Com foco no atendimento humanizado, ambas aprofundaram os vínculos entre pais e mães com os recém-nascidos.
Para 9 pais de nascidos prematuros, o domingo (9) foi inesquecível. Eles puderam comemorar a data perto dos filhos, que estão recebendo os cuidados no setor de neonatologia. Um deles, que não pôde comparecer por suspeita de covid (cujo exame depois deu negativo), viu a criança por meio de uma videochamada. Durante a ação especial, todos os procedimentos para cotrole de infecção foram rigorosamente seguidos.
Pai de um casal de gêmeos, Júlio César Rodrigues de Almeida conta que foi uma alegria imensa ficar por uma hora no lugar da mulher, Ariane, e pegar nos braços Maria Júlia e Bernardo, com apenas 2 dias de vida. “Sempre tive o sonho de ser pai, e Deus me abençoou de ter dois. Foi muito emocionante segurar os dois no Dia dos Pais, uma experiência inenarrável. Quando você tem seus próprios filhos, você sente o amor puro e verdadeiro de seu pai e sua mãe.”
Ele lembra que a gravidez no meio da pandemia trouxe um pouco de apreensão, mas o atendimento do hospital à mãe e aos bebês o tranquiliza. “Lá estão no lugar certo, rodeados de pessoas capacitadas para lidar com eles. Só tenho que agradecer todos os profissionais da maternidade.”
A enfermeira Helen Amanda Silva Faria, responsável pela enfermagem da UTI neonatal, explica como foi o encontro no Dia dos Pais. “Diante de tantos acontecimentos, sejam eles difíceis ou não, a necessidade de acalmar o coração é diária. Então nós realizamos a liberação para entrada dos pais por um período da tarde por uma hora, respeitando as condutas de isolamento.”
Além de não apresentar sintomas gripais, todos permaneceram de máscaras e fizeram a higiene das mãos ao entrar no setor. “Assim os pais puderam ficar com seus filhos, oferecendo amor e carinho em um dia tão especial de forma segura”, disse Helen. Ao final da visita, a equipe neonatal preparou uma lembrancinha para guardar o momento único.
Até o final do mês, continua no hospital a campanha Agosto Dourado. “Ah, o agosto, traz uma iluminação muito importante para nossos bebês, que recebem de companhia diariamente as suas mães”, afirma Helen. “Junto a elas e aos bebês, nossa equipe ensina e auxilia para uma amamentação eficaz e o quanto é importante esse momento mãe e filho.”
Gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, o Hospital Municipal realizou 3.293 partos de janeiro a julho. São aproximadamente 480 por mês, o que dá uma média de 120 nascimentos por semana ou 16 por dia.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.