Tecnologia de ponta garante mais segurança em São José
Atualizado em 17/05/2024 - 10:52
Ônibus de videomonitoramento da GCM amplia segurança nos bairros e reforça policiamento comunitário na Praça das Gaivotas Vila Tatetuba. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 13-03-2020
Guardas observam imagens em câmeras de videomonitoramento de ônibus utilizado no policiamento comunitário - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Tecnologia de ponta e inovação a serviço da população. Com o programa São José Unida, a Prefeitura de São José dos Campos tem ampliado cada vez mais o uso de modernos aparatos e ferramentas de monitoramento terrestre e aéreo, rastreamento, gerenciamento e comunicação digital para melhorar a segurança e garantir mais tranquilidade aos munícipes em seus momentos de trabalho e lazer.

Mil novas câmeras com reconhecimento facial no melhor sistema de Cidade Inteligente em implantação no Brasil atualmente, a primeira força de segurança do Ocidente a adotar frota 100% elétrica, microcâmeras nos uniformes dos guardas civis municipais, drone, tablets, ônibus de videomonitoramento para policiamento comunitário, sistema eletrônico de monitoramento de veículos e lâmpadas de LED espalhadas por toda a cidade.

Todas estas ações têm contribuído para que desde o ano passado São José esteja registrando os menores índices de criminalidade desde 2002, de acordo com as estatísticas divulgadas mensalmente pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), e seja líder em satisfação popular nas áreas de segurança e Guarda Civil Municipal entre as 10 maiores cidades de São Paulo.

A modernização das ferramentas e sistemas de segurança assegurou mais eficiência e agilidade ao trabalho dos guardas civis municipais e das outras forças policiais de São José.
E também consolida a vocação de pioneirismo e vanguarda da cidade, a primeira do Brasil a implantar sistema de videomonitoramento público, em 1999, e centro de operações integradas, em 2002, tornando-se referência em todo o país.

Mais eficiência e agilidade

As medidas implementadas também cumprem uma das premissas da atual Administração, que é a inovação, com a adoção de novas soluções para velhos problemas.

"Atualmente, a tecnologia de ponta é indispensável nas ações de segurança pública. Hoje, temos à disposição os tablets para gerenciamento e registro de ocorrências, as microcâmeras nos uniformes dos guardas, sistemas de rastreamento e gerenciamento da frota e o monitoramento aéreo por drone patrulha", disse o comandante da Guarda Civil Municipal, Elvis de Jesus.

"As comunicações operacionais da GCM foram totalmente digitalizadas e estão sendo implantadas novas tecnologias em toda a cidade, como as 1.000 novas câmeras e lâmpadas de LED. Tudo isto tem garantido melhor e maior controle de situações, aumento de eficiencia e qualidade dos serviços prestados e mais segurança para a população", completou.

Segurança ampliada

Com o know how de quem foi um dos responsáveis pela implantação do sistema de viodemonitoramento público em 1999 e do centro de operações integradas em 2002, o guarda civil municipal Jéfferson Donizetti de Lima, 47 anos e há 25 na corporação, destaca a importância das novas tecnologias para melhoria da segurança pública.

"Todas estas inovações facilitam nosso trabalho diário, agilizam o atendimento das ocorrências e garantem excelência no serviço prestado à população. É mais segurança para todos."
Um dos operadores do drone da GCM, David Ramos de Souza, 34 anos e há 5 na corporação, também considera fundamentais as inovações.

"São uma grande motivação para nosso trabalho. Todas as tecnologias a serviço da população qualificaram nossas atuação e trouxeram mais segurança para os munícipes e para as equipes que atendem as ocorrências e realizam patrulhamentos."

Aprovação popular

Munícipes consultados elogiaram as ações adotadas pela Prefeitura na área de segurança pública.

"A Prefeitura está de parabéns por colocar cada vez mais a tecnologia a serviço da segurança. Todas estas ações têm feito diferença no dia a dia da população", afirmou o comerciante Fernando dos Santos, que tem 37 anos e mora no bairro Urbanova, na zona oeste.

"Trabalho na área de segurança e sei da importância do uso da tecnologia. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura demonstra que o dinheiro público está sendo bem empregado para aumentar a segurança em nossa cidade", disse a agente de monitoramento Maeli Sabrina Muniz, que tem 36 anos e reside no Jardim Ismênia, na região leste.

 

Inovação e excelência

"O uso de tecnologia é imprescindível para melhoria da segurança pública. As inovações têm sido fundamentais para melhoria do trabalho, garantindo melhor e maior controle de situações e aumento de eficiência e qualidade dos serviços prestados à população”

Elvis de Jesus

Comandante da Guarda Civil Municipal

 

“Toda tecnologia usada a favor da população é importante, ainda mais na área de segurança. Estas inovações são muito úteis”

Fernando dos Santos

Comerciante

 

“São José sempre foi referência em sistemas de alarmes em prédios públicos, radiocomunicação digital e câmeras de videomonitoramento em vias públicas. Com as inovações que estão sendo implantadas, estamos avançando muito em excelência na segurança pública”

Jéfferson Donizetti de Lima

Guarda civil municipal


“As novas tecnologias trouxeram agilidade, melhoria do serviço prestado à população e mais segurança para todos. Vamos continuar avançando ainda mais”

David Ramos de Souza

Guarda civil municipal


“Quanto mais tecnologia, melhor. Estas ações têm contribuído para garantir mais segurança para todos. A Prefeitura está de parabéns”

Maeli Sabrina Muniz

 Agente de monitoramento




Novas tecnologias na segurança

Centro de Segurança Integrada

• A previsão é de que até o final de 2020 seja implantado o CSI (Centro de Segurança Integrada) no Parque Tecnológico, em substituição ao atual COI (Centro de Operações Integradas) que funciona na região central.

• O número de câmeras dobrará, subindo das atuais 493 para 1.000.

• Serão 1.000 câmeras com inteligência e reconhecimento facial por toda a cidade, implantação do CSI, interligação semafórica, internet gratuita à população nas praças, parques e prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, poliesportivos e Casas do Idoso.

• Trata-se do melhor projeto de segurança do país. O Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service) é um conjunto de ações inovadoras que serão utilizadas para otimizar a segurança pública por meio de recursos de inteligência e dados digitais.

• A novidade beneficiará também setores como mobilidade urbana, saúde, educação, Defesas Civil, Bombeiro, Polícia Civil e Policia Militar, fazendo com que as pessoas, tenham mais qualidade de vida.

• O investimento é de R$ 39,3 milhões.

• 31 câmeras panorâmicas.

• 431 câmeras Dome’s (360º).

• 295 pontos de internet gratuita.

• 151 unidades da Prefeitura interligadas (ainda mais agilidade nos atendimentos).

• 839 salas de aula conectadas.

• 4 unidades da Casa do Idoso interligadas.

• 60 unidades interligadas (parques, unidades esportivas e poliesportivos).

• 64 hospitais e UBSs.

 

Portais de Segurança

• Foi implantado pela atual Administração o sistema eletrônico de monitoramento de veículos.

• No primeiro semestre de 2016, antes do programa São José Unida, a cidade possuía 80 radares. No mesmo período deste ano, são 178. Em 2016, eram 2 radares para cada 10 mil veículos. Em 2020, 4,1 equipamentos para cada 10 mil veículos, um aumento de 107%.

• Os equipamentos possuem a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres, na tradução literal), que permite a identificação, por exemplo, de veículos furtados ou roubados por meio da leitura das placas, que registram cerca de 1 milhão de imagens por dia

• Com tecnologia de fotossensores, permite a obtenção de informações instantâneas sobre os veículos que passam pelos portais de segurança instalados em vários pontos de entrada e saída da cidade.

• Os dados são acompanhados em tempo real pela Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal, com apoio do COI (Centro de Operações Integradas), o que tem contribuído para agilizar a localização de veículos roubados e furtados e a prisão dos ladrões e assaltantes.
- Também tem ajudado a Polícia Civil a ampliar o índice de solução de homicídios.

 

Frota 100% elétrica

• As viaturas da Guarda Civil Municipal foram trocados em julho de 2018 por 30 veículos elétricos.

• Vanguarda em tecnologia, São José inovou novamente. É a primeira força policial do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China.

• Em 2 anos com o novo modelo, a Prefeitura economizou R$ 1,7 milhão, além de garantir avanços ambientais e de sustentabilidade.

• A implantação da frota 100% elétrica já virou referência para várias cidades do Brasil e foi recompensada com a conquista do Prêmio Empresa Inovadora Destaque 2019, concedido em setembro do ano passado durante o Innovation Brazil Forum Leaders. A Prefeitura de São José foi a única instituição pública do país entre os 22 premiados.
- Os 30 carros disponibilizados para a Secretaria de Proteção ao Cidadão são mais econômicos, não poluentes, sem custo de manutenção e com ótimo desempenho.

 

Lâmpadas de LED

• Com o Projeto Iluminar, está sendo modernizada a iluminação pública, com implantação de lâmpadas de LED, mais modernas, potentes e econômicas.

• A cidade já se aproxima das 60 mil luminárias instaladas, beneficiando moradores de todos os bairros da cidade.

• Toda a área urbana já foi equipada com a nova iluminação e agora as equipes estão atuando na zona rural.

 

Modernizações na GCM

Microcâmeras nos uniformes

• Inovação mais recente, foi implantada em junho último, garantindo mais segurança e transparência para os agentes e os munícipes durante as ações da corporação.

• São 16 microcâmeras e 140 modernos radiotransmissores digitais. O objetivo é ampliar o sistema nos próximos meses.

 

Videomonitoramento

• Foram modernizadas as duas bases móveis (ônibus) da GCM, que têm sido utilizadas diariamente no Policiamento Comunitário na região central e nos bairros.

• Cada ônibus tem 6 câmeras, que garantem filmagens em 360 graus, com visão panorâmica.

 

Tablets

• São 40 unidades, que contribuem para agilizar e otimizar o recebimento e atendimento de ocorrências

 

Drone

• Utilizado em monitoramento de eventos com grande número de pessoas, permitindo inclusive o acompanhamento de viaturas em movimento e auxiliando atividades preventivas.

 

Bons resultados

• As novas tecnologias, ampliação de investimentos e implantação de programas como o São José Unida, que reúne todas as forças de segurança para prevenir a violência e reduzir os índices de criminalidade, trouxeram resultados expressivos na melhoria da segurança pública.

• Em 2019 e no primeiro semestre de 2020, São José registrou as menores taxas de indicadores como homicídios, roubos de veículos e roubos desde 2002.

• Todos estes investimentos contribuíram ainda para que a área de segurança e a Guarda Civil Municipal mantenham a liderança desde o início de 2019 em satisfação pública entre as 10 maiores cidades de São Paulo, de acordo com pesquisas divulgadas trimestralmente pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×